Pioneiro do planejamento familiar, Dr. Elsimar Coutinho é homenageado com dia comemorativo no calendário de Salvador.

O dia 18 de maio, aniversário do Dr. Elsimar Coutinho, criador do primeiro contraceptivo injetável de longa duração do mundo, tornou-se data comemorativa do Calendário Oficial de Eventos da cidade de Salvador (BA). O ato é uma homenagem e reconhecimento ao cientista pelo seu imenso legado para a medicina. A data ganha importância no contexto em que as discussões sobre o planejamento familiar estão em evidência em todo o mundo.

Dr. Elsimar também criou o Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana (Ceparh), que atende milhares de mulheres gratuitamente na Bahia.

Há quase 55 anos, em 18 de dezembro de 1967, a revista Life revelou a maior descoberta do cientista brasileiro: o primeiro contraceptivo injetável de longa duração (a medroxiprogesterona), comercialmente conhecido como Depo-Provera. Elsimar também esteve nas páginas do New York Times e foi uma celebridade internacional. O médico frequentava a renomada Universidade de Sorbonne, em Paris, e o Instituto Rockfeller, em Nova York.

Além disso, o cientista propôs o primeiro anticoncepcional masculino do mundo e difundiu os implantes hormonais de única cápsula com liberação contínua, sendo reconhecido como um dos maiores especialistas em terapia hormonal e planejamento familiar, até seu falecimento em 2020, aos 90 anos.

*Fonte: Giusti Comunicação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *