Políticas públicas para jovens do campo são destacadas no Dia Mundial da Juventude

Políticas públicas para jovens do campo são destacadas no Dia Mundial da Juventude

Ações do Governo do Estado buscam fortalecer a juventude rural, por meio de iniciativas como o acesso aos editais do Bahia Produtiva. De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), nas três primeiras chamadas do programa foram contempladas 2.324 famílias de jovens agricultores. As políticas públicas para o segmento foram destacadas pela secretaria, nesta quarta-feira (30), Dia Mundial da Juventude.

Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, o programa apoia a juventude rural por meio de subprojetos socioambientais, apicultura e meliponicultura, além de bovinocultura de leite. O secretário estadual, Jerônimo Rodrigues, afirma que a secretaria não vê a juventude apenas como proposta do amanhã. “Precisamos cuidar da juventude rural como público estratégico para conduzir a transição para [a atividade agroecológica] sustentável, com renda e solidariedade”.

Emprego e renda

Segundo o coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, o programa dá visibilidade à juventude, inclusive, na questão da sucessão. “Quanto mais estimulamos projetos que contemplem os jovens, há menos pressão de êxodo rural. A pressão migratória se torna menor porque oferecemos oportunidade de emprego e renda na própria comunidade”.

A secretaria também realiza ações como o ‘Diálogo de Concertação com a Juventude Rural’ para escutar os jovens de todo o estado com o objetivo de constituir ações mais eficazes; a I Conferência Livre de Juventude Rural do Estado da Bahia, que teve o objetivo de discutir o papel dos jovens, ouvir suas demandas e perspectivas em relação aos projetos; e mutirões para emissão e renovação de Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Assistência técnica

Os jovens também têm destaque nas chamadas públicas da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). Cerca de seis mil famílias de jovens rurais foram contempladas nas chamadas para seleção de entidades executoras de serviços de assistência técnica e extensão rural. A iniciativa é voltada à promoção da sustentabilidade das unidades produtivas, além de povos e comunidades tradicionais familiares da Bahia.

O assessor da Juventude Rural da SDR, Jocivaldo dos Anjos, afirma que ainda há um grande caminho a ser trilhado para garantir a inclusão da juventude e sua permanência no campo com a garantia da sucessão rural. “Temos feito todos os esforços possíveis. Contando com a participação e apoio dos movimentos sociais e populares do campo da Bahia, vamos construir, coletivamente, um campo [em] que haja mais jovens […] com mais direitos e qualidade de vida”.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *