Prefeitura fornece cerca de 5 mil próteses e bolsas de ostomia

A APAE atende Feira e outros 47 municípios

Uma queda levou Antônia Rodrigues, de 75 anos, para a emergência. Ela quebrou o fêmur e, apesar da cirurgia, precisou amputar uma das pernas. Com a mobilidade reduzida, contou com ajuda da cadeira de rodas para se locomover e da cadeira para banho. Tudo isso oferecido gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – custeado pelo Governo Federal.

E mais: está em processo de aquisição a prótese para substituir o membro amputado. “Foi bem rápido pra conseguir isso tudo, estou muito feliz”, afirma Antônia Rodrigues.

Apenas este ano 390 Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), e 4.217 bolsas de ostomia foram concedidas. A APAE foi autorizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer os materiais, como andadores, muletas, cadeiras de rodas e banho para moradores de Feira e outros 47 municípios.

O processo para aquisição de uma OPME leva em torno de 60 dias, por se tratar de materiais sob medida. As solicitações são feitas pelas secretarias de Saúde de cada município, que encaminham ao APAE a documentação para a análise e agendamento de uma avaliação. No dia da consulta alguns documentos são essenciais, como a guia de solicitação assinada pelo médico, cartão do SUS atualizado e documentos de identidade.

Aqueles que moram em Feira podem solicitar as bolsas de ostomia diretamente à sede da unidade, localizada na rua Vila Natal, n° 76, Centro (Próximo ao Terminal Central). Contato: (75) 3321-7300.

Quanto às órteses, próteses e materiais especiais podem procurar o Centro Especializado em Prevenção e Reabilitação (CEPRE), que é um núcleo da APAE, situado na rua Cosme e Damião, n° 651, Santa Mônica. Contato: (75) 3022-2065.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *