Presidente chega à Argentina para reunião de cúpula do Mercosul

Em Mendoza, Michel Temer destaca reconstrução do bloco comercial e promete continuar bom trabalho feito pelo argentino Mauricio Macri

O presidente da República, Michel Temer, desembarcou na noite desta quinta-feira (20), em Mendoza, na Argentina, onde vai participar da 50ª Reunião do Conselho do Mercado Comum e Cúpula do Mercosul e Estados Associados. Entre as prioridades, a aproximação do bloco com a União Europeia e a Colômbia, além de temas relacionados a direitos humanos.

“Espero continuar o trabalho que o presidente [argentino Mauricio] Macri desenvolveu com tanta propriedade ao longo desse semestre”, afirmou Temer, em entrevista a jornalistas ao chegar no hotel onde a delegação brasileira estará hospedada. O presidente ressaltou também a reformulação do bloco comercial. “A última reunião se deu em 2015 e agora estamos retomando essas reuniões”, completou.

Previsto para esta sexta-feira (21), o evento marca a entrada do Brasil na presidência temporária do bloco comercial pelos próximos seis meses. Neste período, o País deve buscar o fortalecimento da integração regional e da agenda externa do bloco comercial com outros países e continentes. No último semestre, o grupo foi comandado pela Argentina.

A agenda do presidente Michel Temer terá início às 10h, com sessão plenária da qual participarão chefes de estado dos estados membros e estados associados do bloco, além do México e outros convidados. Durante o evento, serão aprovados comunicados conjuntos e declarações.

Pousamos na Argentina. Amanhã começamos a agenda com uma sessão plenária. Ao meio-dia, o Brasil recebe a presidência do .

Protocolo

Além da sessão plenária, a programação também vai contar com assinatura do Protocolo de Emenda à Convenção entre a República Federativa do Brasil e a República Argentina Destinada a Evitar a Dupla Tributação e Prevenir a Evasão Fiscal em Matéria de Impostos sobre a Renda.

Mais tarde, às 13h, Temer fará pronunciamento que marcará o início da presidência do Brasil no bloco e, depois, participa de almoço de trabalho com os presidentes dos países que participaram da sessão plenária. O embarque do presidente de volta ao Brasil está previsto para 15h45.

Fonte: Portal Planalto, com informações do Itamaraty

 
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *