Profissionais da Educação têm atendimento na área de Saúde

Os professores e profissionais da rede estadual de Educação contam com um atendimento gratuito e especializado nas áreas de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Serviço Social e Nutrição. Esses serviços, prestados no SAC Educação, podem ser agendados previamente e fazem parte das ações do Programa Saúde do Professor, da Secretaria da Educação do Estado, que tem o objetivo de prestar assistência e apoio a estes profissionais no desempenho de suas atividades.

A professora Maria Nice de Matos, 60 anos, é recém-aposentada e se tornou uma assídua frequentadora do serviço de Psicologia. Ele diz que o atendimento agendado quinzenalmente tem trazido excelentes resultados para a sua saúde. “Eu ainda estava lecionando no Colégio Dr. Luiz Rogério de Souza [no bairro de Plataforma, em Salvador], quando comecei a utilizar o serviço e faço a maior propaganda positiva entre os colegas. “É maravilhoso”.

educação
Psicólogo Ariane Vaz afirma que o Programa Saúde do Professor realiza um trabalho de prevenção
(Foto: Geraldo Carvalho)

A psicóloga Ariane, uma das profissionais envolvidas no atendimento aos professores e profissionais da Educação, afirma que o serviço realiza um trabalho de prevenção e também contribui para reabilitar e promover a saúde dos professores e funcionários da área. “O nosso papel é fazer um acolhimento diferenciado, mais humanizado, por meio de uma escuta sensível, técnica e qualificada”. Ela acrescenta que “o contato pessoal com a equipe do programa ajuda na melhora da autoestima e, consequentemente, da qualidade de vida daqueles que nos procuram”.

Além do atendimento individual, os profissionais ligados ao Programa Saúde do Professor visitam as escolas da rede estadual para a realização de oficinas, como as relacionadas à saúde vocal e as de ginástica laboral. No ano passado, 110 unidades escolares foram visitadas, em Salvador e na região metropolitana. Além disso, 1.256 servidores foram beneficiados com o atendimento presencial, só em 2016, no SAC Educação.

Sobre o Programa

De caráter interdisciplinar, o serviço é desenvolvido em Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia. O serviço é oferecido com hora marcada, das 8 às 17h, por meio do número (71) 3117-1434. Para o professor que necessitar de acompanhamento após o atendimento no SAC Educação, a Secretaria da Educação conta com as parcerias de mais de 30 universidades e faculdades, onde os docentes podem frequentar os serviços de Saúde destas instituições.

A coordenadora do Programa Saúde do Professor, Regina Borges, informa que o serviço é extensivo a qualquer profissional da Educação de qualquer lugar da Bahia. “O atendimento presencial é feito só aqui em Salvador, mas todos aqueles professores e profissionais da rede estadual que precisarem de alguma orientação ou encaminhamentos podem nos procurar pelos telefones 71 – 3117-1434 e 71-3115-1448”. Além disso, acrescenta, no Portal da Educação, os interessados podem obter orientações e informações sobre o funcionamento do programa. http://www.educacao.ba.gov.br/saudedoprofessor.

Onde encontrar os serviços do SAC Educação

Em Salvador

Avenida da França, s/n, sede do Instituto de Cacau, 1º andar. Horário de atendimento,de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

Em Feira de Santana

Rua Vasco Filho, s/n, Centro, próximo ao Terminal Rodoviário, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *