Projeto escolar que exalta Feira de Santana traz novidades na edição 2022.

VIVENDO FEIRA Foto: Divulgação

O tradicional projeto ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’, que exalta Feira de Santana e é protagonizado por estudantes do 3º Ano, da Escola João Paulo I (JPI), além de retornar ao modo presencial, traz inovações neste ano. Durante o lançamento da ação, a coordenadora pedagógica Karine Oliveira revelou algumas novidades.

“Nos anos anteriores, as crianças biografaram pessoas que contribuíram para o desenvolvimento de Feira. Neste ano, que comemoramos 50 Anos da JPI, os biografados são pessoas que fazem parte dessas cinco décadas em que nossa escola vem contribuindo para o bem da Princesa do Sertão. Outra novidade é a mudança no roteiro, que começava pela área urbana. Agora, iniciaremos pela zona rural, especificamente pelos distritos de Tiquaruçu e Humildes, onde os estudantes refletem sobre mudanças e permanências identificadas nesses locais”, contou.

Usando camisa xadrez e calça com retalhos, além de colete e sandália de couro, que remetem à cultura local, Matheus Gabriel Pereira disse já ter algumas informações relacionadas à cidade, como por exemplo ela ser a maior do interior baiano, mas quer aprender mais sobre Feira de Santana. Também disposta a aprofundar seu conhecimento a respeito do município, Ana Beatriz Vieira curtiu cada instante do lançamento que contou ainda com piquenique composto por itens locais e regionais, a exemplos do milho e amendoim cozidos.

A ação foi lançada com a presença da diretora JPI, Cassia Braz. “Esse projeto vai na alma, pois nos convida a sentir, pensar, olhar, viver, sonhar e construir uma Feira digna  para todos”, declarou. Houve ainda as presenças dos artistas Celiah Zaiin, que, caracterizada da heroína Maria Quitéria, cantou a autoral ‘Brasil Feirense’ e o Hino à Feira; e Pititiu, que fez todos dançarem ao som do forró tradicional. O lançamento foi realizado na tarde da sexta-feira (20/5).

VIVENDO FEIRA Foto: Divulgação

Mais sobre o projeto

O ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’ engloba os componentes curriculares de História, Geografia e Língua Portuguesa. Iniciativa pioneira da JPI, a ação coloca crianças em contato direto com aspectos relevantes da cidade, tais como economia e cultura. Vivenciando e refletindo sobre Feira de Santana, elas compreendem que é necessário resgatar e preservar a memória das origens feirenses. Assim, os estudantes, além de conhecerem mais a história do lugar onde nasceram… vivem, se identificam como agentes transformadores do município.

Um dos pontos altos do ‘Vivendo Feira Ontem, Hoje e Sempre’ é a cantata das crianças na escadaria da prefeitura feirense no dia 18 de setembro, uma homenagem à cidade no dia do seu aniversário. Ao longo da iniciativa, elas realizam tour histórico que envolve locais como o Museu Casa do Sertão, centro da cidade, Parque Erivaldo Cerqueira (Parque da Lagoa) e Estádio Joia da Princesa. O projeto é encerrado com espetáculo musical em que os estudantes apresentam o que aprenderam ao longo do ano sobre Feira de Santana.

*Fonte: SECOM

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *