Projeto estimula prevenção à saúde entre estudantes da Educação Profissional

Aliando a teoria da sala de aula e a prática do futuro exercício profissional, os estudantes do curso técnico em Análises Clínicas, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Piemonte da Diamantina, no município de Capim Grosso, idealizaram o projeto interdisciplinar ‘Saúde na Escola’.

Com a iniciativa, eles resolveram checar a saúde dos colegas, coletando material e fazendo análises dos índices de colesterol, triglicérides e glicose. Com os alunos do curso técnico em Nutrição e Dietética, a comunidade escolar passou a ter orientações na área. O resultado é uma mudança de hábito alimentar dos estudantes e muito mais cuidado com a saúde.

O estudante Cássio Maia Gadêlha, do 4º ano do curso de Análises Clínicas, destaca o envolvimento na atividade. “A realização desse tipo de atividade é importante, pois lida com a saúde da população envolvida, alertando-a e orientando-a sobre o porquê de uma dieta saudável, principalmente entre os jovens que costumam pular refeições ou ingerir alimentos nada saudáveis com frequência ou substituindo um bom café da manhã”.

As intervenções foram supervisionadas pelos professores orientadores, que apontam o impacto do projeto no processo de formação dos futuros técnicos. “Estou orgulhosa de assistir de perto uma transformação de conhecimento daqueles que me transformam todos os dias quando entro em sala de aula”, declara a professora Cátia Hortência.

De acordo com a diretora do Cetep, Maiara Silva, projetos como o ‘Saúde na Escola’ desenvolvem no estudante uma preocupação com questões socioambientais, aproximando os alunos de vivências do mundo do trabalho. “A ideia de intervir na comunidade é o que mais nos encanta na educação e esta é uma das propostas do programa Educar para Transformar. Por isso, temos buscado desenvolver projetos de intervenção social que sejam capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas”.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *