Projeto vistoria 17 prédios públicos para reduzir desperdício de água

Projeto vistoria 17 prédios públicos para reduzir desperdício de água

Professor da Ufba pode falar sobre iniciativa que já gerou economia de R$ 26 milhões para os cofres públicos

 

Já estão em andamento, desde o dia 18 de setembro, vistorias nas instalações hidráulicas de 17 prédios públicos do Centro Administrativo da Bahia (CAB). Servidores públicos em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) vão identificar e corrigir vazamentos nesta terça-feira (25) na Secretaria da Segurança Pública (SSP), e quarta-feira (26) na Procuradoria Geral do Estado (PGE). A iniciativa integra as ações do Programa de Racionalização de Consumo de Água e Energia nos Prédios Públicos Estaduais, desenvolvido pela Secretaria de Administração do Estado (Saeb) em parceria com a Rede de Tecnologias Limpas (TECLIM) da Ufba.

Para falar sobre o tema, sugerimos entrevista com o professor da Escola Politécnica da Ufba, Asher Kiperstok, coordenador da Rede de Tecnologias Limpas. Especialista em Prevenção da Poluição e Produção Limpa, o professor poderá fornecer detalhes sobre o Programa de Racionalização que, desde 2008, já permitiu ao Estado economizar R$ 26 milhões com a eliminação de desperdícios no uso de recursos naturais.

Institucionalizada por meio do Decreto Estadual n° 12.544/2011, a iniciativa prevê a adesão de unidades administrativas interessadas em práticas sustentáveis que gerem também economia para o erário.  Uma das vertentes de atuação do programa é a utilização do sistema Aguapura Vianet,  ferramenta desenvolvida pela Ufba que permite acompanhar diariamente o consumo de água e energia, identificando com agilidade eventos que provocam desperdício e perdas. O monitoramento é realizado por meio da atuação Ecotimes, grupos de servidores criados com o objetivo de viabilizar a execução do projeto nos diversos órgãos da administração direta e indireta.

 

Assessoria de Comunicação Social

Secretaria da Administração do Estado da Bahia | Saeb

2ª Avenida, nº 200 – CAB

(71) 3115-3356 | (71) 3

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *