Requalificação fortalece comércio tradicional da Baixa dos Sapateiros

Imortalizada na música de Ary Barroso, a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador, é muito mais que poesia. Antes disso, é o lugar por onde, há décadas, passam diariamente milhares de pessoas e onde outras milhares ganham a vida trabalhando no comércio. E agora, passando por obras de revitalização, a região recebe uma homenagem à altura.

“Para mim, a Baixa dos Sapateiros é tudo, é a minha vida”, afirma o comerciante José Pedro Ferreira, que comemora as mudanças proporcionadas pelo Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador, realizado pelo Governo do Estado. “Sempre tinha buraco e as pessoas caíam. Com essa intervenção agora, ficou excelente, maravilhoso”.

O abandono era sentido, mas ficou apenas na memória do vendedor Lázaro Nogueira. “As pessoas não estavam mais circulando aqui, estavam indo para os bairros. E a revitalização feita na Baixa dos Sapateiros melhorou bastante o passeio. As pessoas estão circulando mais. A obra está legal. É uma iniciativa muito boa”.

Para o ambulante Paulo de Jesus, poder andar nos passeios da região é uma segurança. “Ficou livre, tem espaço, melhor do que era antigamente. No tumulto, as pessoas não podiam andar, iam para o meio da rua. Agora não, andam normal”, afirma o ambulante em vídeo da série ‘Pelas Ruas’, produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom).

E tem gente que faz parte da história da região, como o comerciante Carlos Antônio Dantas. “Adoro a Baixa dos Sapateiros. Estou aqui nesses 30 e poucos anos, muito feliz, satisfeito, [e] agora mais do que nunca. Sem dúvida nenhuma, é uma obra muito significativa para todos nós. Hoje as pessoas vêm aqui com muito prazer, com muita alegria. O lugar ficou muito gostoso”.

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *