Samba e cantiga de roda animaram MAP nesta quartaS

A roda esteve no epicentro das manifestações culturais na manhã desta quarta-feira, 24, na Semana do Folclore do Mercado de Arte Popular. Primeiro com cantigas e, depois, com samba. Dezenas de crianças viveram uma atividade pouco comum aos seus cotidianos: primeiro cantiga de roda. O espetáculo foi apresentado por alunos da Escola Maria Rita Alves de Souza, do povoado de Areias, em Anguera.
“Fui no tororó”, “Sereia”, “Atirei o pau no gato”, entre outras cantigas que por décadas animaram as crianças foram apresentadas. “Tudo foi muito bonito”, afirmou Aniele Morais, 8 anos. “É uma brincadeira muito animada”.
Para o professor Nadson Silva, a apresentação foi um canal para que se resgatasse a brincadeira e suas músicas, que as define como suaves e belas. Coleirinho da Bahia foi lembrado durante a apresentação do grupo de samba de roda da Escola Rosa Maria Esperidião, do distrito da Matinha. Ele foi um incentivador do samba de roda, ritmo regional.
O samba de roda é um dos traços culturais mais fortes e presentes do distrito. Adolescentes com saias coloridas e passos curtos e rápidos marcaram a batida característica do ritmo. “O samba de roda nos passa uma energia forte e chama para a dança”, disse a estudante Marizete Nascimento.
A Semana de Folclore tem o apoio da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, por meio do Departamento de Turismo.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *