SMTT vistoria ônibus urbanos recém-chegados em Feira de Santana que passaram por atualização de tecnologia veicular

Quatro novos ônibus do sistema de transporte coletivo urbano de Feira de Santana, recém-chegados na tarde de ontem, 27, já passaram por vistoria da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Câmeras de segurança, estado de conservação dos pneus, vidros e lentes, tacógrafos aferidos, janelas de emergência, suspensão, parte elétrica, motor, catracas mecânicas, validadores eletrônicos, espaço para pessoas com necessidades especiais, instrumentos no painel e extintores estiveram entre os diversos itens checados pelos técnicos da SMTT através de inspeções externa e interna, agregadas ao chassi e durante teste de rodagem.

Os novos veículos com números de ordem 13037, 13038, 23022 e 23023, marcas Volkswagen (modelo 17230) e Mercedes Benz (modelo OF 1721) – todos com ano de fabricação 2016 e carroceria Caio Apache Vip – da empresa São João, consiste na mudança de tecnologia veicular de ônibus urbanos da atual frota com duas portas para de três portas e maior capacidade de assentos visando o conforto no atendimento ao usuário.

Segundo o secretário Saulo Figueiredo, o processo de atualização de parte da frota foi devidamente formalizado na SMTT, no último dia 19, e o período para realizar a operação logística de transporte dos veículos fixado entre os dias 23 de dezembro deste ano e 10 de janeiro de 2018.

“Definimos criteriosamente com a empresa concessionária um período que garantisse a substituição dos veículos listados e, paralelamente, a normal operacionalidade do serviço de transporte coletivo diário para a comunidade”, explicou o secretário.

Segundo Saulo Figueiredo, após conclusão do laudo de vistoria pela Diretoria de Transporte Público, os quatro novos ônibus urbanos convencionais estarão aptos para atender diariamente o escalonamento de itinerários no município.

Maior capacidade

Além da capacidade para atender até 79 passageiros com total comodidade, todos os veículos trazidos para a cidade ontem, 7, possuem três portas, sendo uma para embarque e duas para desembarque.

Com isso, a mobilidade da operação do sistema de transporte ganha em agilidade, principalmente no momento de integração física dos usuários nos terminais de transbordo.

Acessibilidade

Também, o passageiro-cadeirante encontrará em cada veículo total acessibilidade através de plataforma elevatória independente e no interior área reservada para cadeira de rodas ou acompanhada de cão-guia com todos os dispositivos de segurança (encosto, cintos de três pontos e travas).

Este item melhora a qualidade de embarque de pessoas com necessidades especiais, neste caso o usuário, reduzindo ainda o tempo de embarque. Ainda, os ônibus possuem assentos preferenciais para gestantes, pessoas com sobrepeso, bebês ou crianças de colo e idosos.

Tecnologia

Ainda, os novos ônibus da empresa São João possuem tecnologia embarcada como Global Positioning System (GPS), câmeras de monitoramento de gravação, painel externo de itinerário em LED (Light Emitting Diode), sistema de bilhetagem eletrônica digital, motor de até 230 cavalos de potência e comprimento de 13,20 metros, oferecendo segurança e agilidade operacional para o Sistema Integrado de Transporte (SIT).

A expectativa da SMTT é ofertar os novos veículos à população de bairros com maior demanda de transporte coletivo, a exemplo dos populosos Tomba, Feira X, Santo Antônio dos Prazeres, Fraternidade, entre outros.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *