Superar desafios é o caminho para o sucesso, alerta professor

Ao questionar cinco dos 720 alunos dos cursos profissionalizantes oferecidos pelo Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e Família Gilza Melo (Cicaf) sobre “O que você quer da sua vida?”, o professor e coordenador do programa Feira Produtiva, João Bosco (foto), alertou a plateia, que lotou o auditório da Igreja do Avivamento Bíblico, na tarde desta terça-feira, 27, sobre a necessidade de encarar os desafios que a vida impõe a cada um e a importância da contínua busca por conhecimento para garantir chances de sucesso no mercado de trabalho.

O alerta feito por João Bosco marcou a aula inaugural dos 12 cursos oferecidos pelo centro profissionalizante, mantido pelo Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). O palestrante usou como exemplo a trajetória de sucesso e superação de Soichiro Honda, japonês fundador da Honda Motor Companhia, fabricante de motocicletas e automóveis, que persistiu em seus sonhos, se aperfeiçoou, encarou desafios de rejeição inicial aos seus produtos, da segunda guerra mundial e de terremoto até se tornar um ícone no empreendedorismo.

Realizar os sonhos é a dica

Durante a solenidade, o chefe de gabinete da Sedeso, Carlos Leão (foto), que esteve representando o secretário Ildes Ferreira, lembrou que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigindo dos cidadãos a preparação da mão-de-obra. “Realizem seus sonhos sabendo que não será fácil, mas será possível”, alertou.

Já o diretor do Departamento de Assistência Social, Calos Lacerda, observou que a qualificação profissional é uma exigência para quem pretende disputar e garantir uma vaga no mercado. “Se o cidadão não tiver qualificação, a possibilidade de ser inserido no mercado é bem pouca. E aqui, com estes cursos profissionalizantes, estão tendo a oportunidade de serem capacitados e inclusive possam ter suas próprias empresas”, afirmou.

Enquanto isso, a coordenadora do Cicaf, Simone Lopes (foto), lembrou que desde o ano passado os cursos oferecidos pelo equipamento estão sendo desenvolvidos em parceria com os CEUs dos bairros Cidade Nova, Aviário e Jardim Acácia, além da Fundação Cultural Egberto Costa.

Estão sendo oferecidos cursos Básico Integrado (informática básica, relações interpessoais e atendimento ao público – 100 vagas), Aprendiz Empresarial (100 vagas), Auxiliar Administrativo (50 vagas), Manutenção em Micro (25 vagas), Depilação (25 vagas), Corte Masculino (50 vagas), Corte e Escova (50 vagas), Penteado (50 vagas), Atendente de Farmácia (100 vagas) e Informática para Adulto (100 vagas), todos destinados para adolescentes a partir dos 14 anos e também adultos. Já o curso de Garçom (50 vagas) está sendo destinado apenas para quem pessoas a partir dos 18 anos, já que lida com bebidas alcoólicas.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *