Técnicos da CAR fazem treinamento sobre fiscalização de ações do programa Água para Todos

Até esta sexta-feira (22), técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), participam no Armazém Arco Sertão, em Serrinha, no Território de Identidade Sisal, de uma formação voltada para fiscalização e medição, em campo, das ações do Programa Água para Todos (PAT). A CAR é uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), dos Serviços Territoriais de Apoio à Agricultura Familiar (Setafs).

Na formação, que envolve teoria e prática, os participantes estão aperfeiçoando os conhecimentos técnicos e operacionais para acompanhamento e fiscalização de tecnologias sociais e obras de captação, armazenamento de água de chuva para produção e dessedentação animal. Também são realizadas visitas técnicas a comunidades rurais, que possuem tecnologias de acesso à água como a de barreiro, barreiro de trincheira e ‘cisterna calçadão’.

Teófilo Joaquim Neto, técnico de desenvolvimento regional da CAR, do Setaf Sertão do São Francisco, com sede em Juazeiro, afirma que a formação contribuirá para seu aperfeiçoamento. “[É] um momento rico em que estamos aprendendo mais, associando a teoria e a prática, [e] uma oportunidade de crescer profissionalmente, de melhorar nosso desempenho em campo e tirar dúvidas ao nos colocar no lugar do agricultor familiar”.

O coordenador geral do Programa Água para Todos na CAR, Leonardo Miranda, afirma que a formação é um instrumento fundamental para o êxito das ações do programa. Para ele, trata-se de “um processo indispensável que permite alinharmos, junto a estes profissionais, os procedimentos de acompanhamento e fiscalização dos convênios do programa, com o intuito de agilizarmos com qualidade a sua execução”.

O evento reúne técnicos da CAR dos Setafs Bacia do Rio Corrente, Chapada Diamantina, Extremo Sul, Médio Sudoeste Baiano, Piemonte da Diamantina, Recôncavo, Sisal, Sertão Produtivo, Sertão do São Francisco e Semiárido Nordeste II.

O programa

O Água para Todos tem o objetivo de promover a universalização do acesso à água em áreas rurais, para o consumo humano, produção agrícola e alimentar, visando o pleno desenvolvimento humano e a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social.

A SDR, por meio da CAR, em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), alcançou agora em julho, a marca de 30 mil ações de tecnologias sociais de água, para produção e 340 mil cisternas de 16 mil litros para consumo humano, executadas em todas as regiões da Bahia.

Fonte: Ascom/Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *