Turismo consolida diagnóstico para qualificar trabalhadores do segmento náutico

Turismo consolida diagnóstico para qualificar
trabalhadores do segmento náutico

 

Dirigentes de empreendimentos náuticos participaram, nesta quarta-feira (27), de seminário sobre Qualificação para o Segmento Náutico na Zona Turística da Baía de Todos-os-Santos, promovido pela Secretaria Estadual do Turismo, no Yacht Club, com objetivo de definir prioridades para os cursos a serem realizados no âmbito do Prodetur Nacional Bahia.

O evento integra a metodologia proposta pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que prevê diálogo permanente entre as equipes técnicas da Setur e a comunidade dos 18 municípios que serão beneficiados com os novos investimentos em infraestrutura e ações sociais do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo.

Na abertura dos trabalhos, o superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Jorge Ávila, destacou a importância do diagnóstico participativo para identificação das prioridades. “É o melhor caminho para que tenhamos eficácia nas ações de qualificação e pós-qualificação. Precisamos dos trabalhadores bem preparados para as atuais e novas oportunidades do mercado”.

Durante a oficina para Consolidação das Demandas por Qualificação Profissional, o especialista em planejamento Victor Mendes, da IMDS Pesquisa e Educação, apresentou os resultados de três levantamentos já realizados com o objetivo de mapear o perfil dos trabalhadores que atuam no segmento náutico.

As pesquisas demonstram que eles estão dispostos a participar de cursos de qualificação em mecânica, navegação, normas de segurança, mergulho, manutenção naval em fibra de vidro e elétrica, dentre outros que terão carga de 160 horas ou mais. Porém, relatam que horário e local, por exemplo, podem impedi-los de participar da jornada de aperfeiçoamento profissional. “Para alcançarmos a meta de qualificar 200 jovens e adultos para o turismo náutico é necessária mobilização, a fim de evitar evasão”, alertou Victor Mendes.

Na sequência, o capitão tenente Hebert da Cunha França, representando a Capitania dos Portos, fez explanação sobre “Segurança da Navegação”. Também estiveram presentes ao seminário representantes dos municípios de Candeias, Salinas da Margarida, São Francisco do Conde, Itaparica, Saubara, Jaguaripe, Muniz Ferreira, Nazaré e Salvador.

Repórter: Lenilde Pacheco

27/03/2019
Ascom / Setur
(71) 3116-4118 / 4105
www.turismo.ba.gov.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *