Último encontro de gestores escolares destaca trabalho em rede

Trabalhar em rede é reconhecer o outro; conhecer o que o outro faz; colaborar partilhando ações e saberes; cooperar prestando ajuda quando necessário e associar-se compartilhando objetivos, projetos e ações. Esta é a definição do Projeto Escolas em Rede, que teve o seu último encontro da primeira etapa realizado nesta quarta-feira, 13, na Escola Municipal Adelice Cavalcante, bairro SIM.

 

Foram nove encontros que reuniram gestores, coordenadores pedagógicos e vice-diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino, distribuídos por regiões do município. Divididos por polos e distritos, eles tiveram a oportunidade de compartilhar demandas, dificuldades, ações e propostas desenvolvidas pelas escolas e pela Seduc. Ouvir, compartilhar e socializar são os principais objetivos do projeto.

 

Nesta quarta-feira, participaram as escolas do distrito de Jaíba, dos bairros Santo Antônio dos Prazeres e SIM. Os gestores foram divididos em grupos de trabalho para discutir e avaliar três eixos comuns nas escolas: gestão, aprendizagem e infraestrutura.

 

“Trabalhar em rede é muito positivo. Estamos mais próximos das outras escolas, vivenciamos outras experiências, comparamos avanços ou problemas e buscamos soluções em grupo, afinal quando agimos na coletividade sempre somos mais fortes”, defende Zenailma Costa de Oliveira, vice-diretora da Escola Municipal Quinze de Novembro, do distrito de Jaíba.  “O projeto já começou dando certo, espero que realmente todos se engajem nesta proposta, pois só temos a ganhar com ela”, afirma.

 

“Nós queremos ouvir o que os gestores têm a dizer, conhecer mais de perto cada demanda. A partir daí temos mais subsídios para planejar nossas ações e compartilhamos certas responsabilidades com os gestores das escolas. Por isso, estes encontros são muito proveitosos”, garante a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

 

A segunda etapa do Escolas em Rede aprofundará a abordagem sobre o eixo  que se refere à aprendizagem dos alunos. De acordo com a professora Ana Paula Soto, chefe de gabinete da Seduc, este é o primeiro ponto que precisa ser aprofundado. “A partir das informações que coletamos durante os encontros, vamos aprofundar a análise dos dados e juntos com os gestores estudar alternativas, apresentá-las. A equipe da Seduc irá planejar os próximos encontros”, explica.

Fonte: PMFS

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