Unifacs realiza projeto de reciclagem em parques tecnológicos.

Comemorado em 17 de maio, o Dia Internacional da Reciclagem foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e busca estimular a reflexão sobre a importância de fazer o descarte correto dos itens consumidos pela população mundial. A UNIFACS promove diariamente ações teóricas e práticas de consciência da conservação e cuidado do meio ambiente, principalmente nos cursos de tecnologia. 

O tema é amplamente discutido nos cursos da instituição, em busca de novas tecnologias, tendo em vista a redução do impacto antropológico gerado, principalmente quanto ao volume de descartes gerado pela construção civil. 

Foto: Divulgação

Sustentabilidade 

Um dos principais trabalhos desenvolvidos pelos cursos de Engenharia da instituição é o Programa de Reciclagem e Correto Descarte de Materiais (ECOFACS), promovido pela UNIFACS em Feira de Santana. Materiais de obras como vidros, fibra de coco e outros produtos, são utilizados na preparação do concreto para fins específicos, utilizando como agregado, reduzindo o volume de material a ser lançado no meio ambiente. 

Formado por grupos, o projeto reúne alunos de diversos semestres, chamados extensionistas. O professor da UNIFACS, Nestor Gálvez Ronceros, é o responsável pelas ações desenvolvidas pelo ECOFACS.  

O trabalho consiste no reaproveitamento de materiais descartáveis, gerando novos produtos com diferentes aplicações dos conhecimentos dados em sala de aula. Através desses materiais, busca-se gerar campos de atuação e participação dos alunos para a transformação dos produtos reciclados. 

“Estamos na 4°revolução industrial, marcada por um consumismo exacerbado, onde descartamos os produtos com poucos meses de uso. Trocamos de celular, notebook e eletrônicos com intervalo de tempo cada vez menor. Usamos mais veículos automotores que ainda utilizam combustão e produzem gases poluentes e geramos cada vez mais toneladas de resíduos sólidos por dia sem a devida reciclagem. Formar alunos e alunas que possuam essa preocupação é entregar à sociedade profissionais que se preocuparão com novos produtos e serviços que possibilitem uma cadeia de ciclo de vida mais sustentável para nosso ecossistema”, ressaltou o professor Ramon Luz, coordenador dos cursos de Engenharia da UNIFACS. 

O projeto ECOFACS desenvolve o processo de reciclagem com base em três materiais: Tampas de refrigerante, latas de alumínio e pilhas-baterias. Após a coleta, novos produtos são gerados, dando uma nova vida útil para esses materiais. 

Em parceria com escolas do município, os extensionistas prepararam o roteiro de palestras informativas para conscientizar aos alunos sobre as vantagens e ganhos da reciclagem, oferecendo todo o apoio necessário para a manutenção do trabalho desenvolvido na instituição.  

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *