VELHICE NÃO É DOENÇA

Foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (23/08/2021) a criação da Semana Nacional da Pessoa Idosa. O período será celebrado, anualmente, na semana que compreende o dia 1º de outubro – Dia Nacional do Idoso. Para este ano, foi estabelecido o período de 27 de setembro a 03 de outubro.

A SEMANA Nacional da Pessoa Idosa tem como objetivo divulgar os direitos do idoso e conscientizar a população sobre importância dele, como fonte de experiência e sabedoria para a família e a sociedade. Visa, também, o incentivo à troca de experiências entre gerações, estímulos à prática de atividade física, educação e cultura como fatores de promoção da saúde, bem-estar e auto estima dos idosos.

O TEMA escolhido para este ano: “A velhice não é doença quer mostrar que a velhice é uma fase da vida e não uma doença. A poucos dias, também, o Papa Francisco, reagiu a essa proposta e falando a pessoas idosas, afirmou: “Vocês estão vivendo uma época, a velhice, que não é uma doença, mas um privilégio”. Vida longa é um prêmio de Deus.

DURANTE a vida o ser humano, passa por diferentes etapas, cada qual com suas características próprias infância, juventude, vida adulta, velhice. Nenhuma destas etapas pode prescindir da outra: todas estão inter-relacionadas. Esse ciclo deve ser respeitado por todos nós, sob a pena de nos frustrarmos. Vale a comparação com as estações do ano. Cada uma tem seu tempo e sua função.  “Na juventude deve se acumular o saber e na velhice, fazer uso dele”. (Jean J. Ruusseau).

“SE, PORTANTO, a infância e a juventude são o período em que o ser humano está a se formar, vive projetado para o futuro, e tomando consciência das próprias potencialidades, forja projetos para a idade adulta, a velhice, em certo sentido, é a época privilegiada daquela sabedoria que, em geral, é fruto da experiência, porque o tempo é um grande mestre”.  (João Paulo II).

A BÍBLIA, ao referir-se à pessoa idosa, usa palavras de sabedoria: “Fiquem de pé na presença das pessoas idosas e tratem-nas com todo o respeito.” (Lv 19,32). Paulo, sem dúvida, tinha isso em mente quando escreveu a Timóteo: “Não repreendas asperamente ao homem idoso, mas exorta-o como se ele fosse teu pai.” ( Tm 5,1). “Quão bela é a sabedoria, a inteligência e a prudência nas pessoas de idade avançada”. (Eclo 25,7-8).

Dom Itamar Vian

Arcebispo Emérito

di.vianfs@ig.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *