Vigilância registra apenas um caso de chikungunya na 1ª semana do ano.

Apenas um caso suspeito de chikungunya foi notificado pela Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana na primeira semana deste ano. No ano passado, a média semanal chegou a 77.

As notificações de dengue clássica em 2015 chegaram a 51 casos, por semana, em média. Na primeira semana deste ano, este número não passou de dez.

A Viep também constatou redução nos casos de zika vírus, quando comparadas as médias de notificações semanais entre os dois anos. Neste, foram seis casos, contra 27 em 2015.

Os números mostram que as medidas preventivas adotadas

pela Secretaria de Saúde a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor das doenças, estão surtindo efeito.

A Secretaria de Saúde realiza ações com vistas ao controle da doença, bem como da reprodução do inseto, como acompanhamento e monitoramento dos casos dos casos notificados.

Também estão sendo feitos tratamento focal e perifocal e bloqueios com bomba costal – pulverização dentro das casas onde mora a pessoa que está com a doença.

Se a pessoa contraiu chikungunya, são dois ciclos de bloqueio, e no caso de dengue, um. O tratamento com a bomba é feito no raio de 50 metros da residência. As equipes também realizam a distribuição de material informativo aos moradores dos bairros visitados.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *