Vinte dicas para conquistar o sorriso dos sonhos.

Há uma série de cuidados simples e fáceis de incorporar na rotina que vão ajudar a evitar a perda dos dentes e também proteger a saúde como um todo.

Os maus hábitos e a higiene bucal falha ainda são problemas que acometem fortemente a população brasileira. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde realizada pelo IBGE, divulgada em 2020, dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 34 milhões perderam 13 dentes ou mais. E, ainda mais alarmante é que 14 milhões de brasileiros já perderam todos eles. Em tempo: a perda total ou parcial dos dentes é chamada de edentulismo.

Diferente do que se imagina, porém, preservar os dentes, é bem mais simples do que parece. “A prevenção é o melhor jeito de garantir a saúde bucal”, afirma Fabio Azevedo, cirurgião dentista e consultor do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System. Ele explica que praticar uma rotina de higiene bucal, fazer visitas regulares ao dentista e manter uma boa alimentação são alguns dos pilares básicos para se garantir dentes bonitos e saudáveis. Veja, a seguir, 20 dicas que vão evitar a perda dos dentes:

  1. Cultive o hábito do autoexame da boca. É importante estar sempre atento à cavidade oral. “E verificar se há dentes quebrados, alterações na coloração da gengiva, presença de sangramentos ou, ainda, feridas e inchaços”, diz Azevedo.
  2. Verifique se sua língua está sempre rosada. O especialista conta que quando ela fica esbranquiçada, isso significa que há acúmulo de resíduos alimentares, o que favorece a proliferação de bactérias na região.
  3. Visite o dentista regularmente. O ideal é a cada seis meses. “Mas isso não é regra”, afirma o especialista. “Em alguns casos, pode ser uma visita anual. Vale ressaltar que estas consultas são essenciais para prevenir problemas que, caso não sejam tratados, podem se tornar graves”.
  4. Mantenha uma rotina de higiene oral: “a escovação deve ser realizada, no mínimo, três vezes ao dia, após as principais refeições”, explica Azevedo. “E o uso do fio dental é essencial em todas as escovações para eliminar os restos de comida que se acumulam na gengiva e, assim, tornam-se alimento para bactérias causadoras de inflamações”.
  5. Acerte na escolha da escova de dentes. “Ela deve ser macia ou extra macia e ter a cabeça pequena”, diz Azevedo. Segundo o dentista, as de cerdas médias ou duras podem causar agressões à gengiva e acarretar, também, problemas como a retração gengival, entre outros. “Normalmente, quanto maior a escova, menos a higiene dos dentes será efetiva, pois ficará difícil alcançar regiões mais estreitas da cavidade bucal”.
  6. Evite cremes dentais com ação clareadora. A grande maioria das pastas disponíveis no mercado são efetivas. “Mas aquelas que prometem clareamento dos dentes podem conter substâncias abrasivas e, a longo prazo, são prejudiciais”, alerta Fabio.
  7. Escove a língua. Muita gente esquece de higienizar a língua. Isso, segundo o especialista, é um equívoco. “A língua concentra enorme volume de bactérias causadoras de cáries”, diz Azevedo. “Vale a pena comprar um acessório conhecido como higienizador de língua, que é muito simples de ser utilizado e garante uma limpeza efetiva”.
  8. Aplique protetor labial. Os sticks labiais com filtro de proteção solar FPS 15 ou FPS 30 devem ser usados diariamente, independente da estação do ano. “Isso evita o envelhecimento e complicações como a queilite (processo inflamatório dos lábios) e até mesmo o surgimento de câncer na região”, indica Azevedo.
  9. Atenção à dieta. Alimentos açucarados demoram mais para serem eliminados da boca e podem aumentar o risco de cáries, alerta o especialista. “Assim, o ideal é reduzir a ingestão de doces e o hábito de tomar refrigerante; este último, por sua vez, é nocivo por conter ácidos prejudiciais para os dentes”.
  10. Evite fumar. O tabagismo altera a resposta imunológica do organismo e o paciente fica mais suscetível a desenvolver doenças gengivais e o câncer bucal. “E mais: o alcatrão, presente no cigarro, mancha os dentes, favorecendo a formação de cáries, e, ainda, causa mau hálito”, completa Azevedo.
  11. Mantenha o diabetes controlado. “A doença ocasiona risco maior de se desenvolver complicações como gengivite e periodontite, que, se não tratadas, podem desencadear a perda dos dentes”, alerta Azevedo. “Por isso, é importante que estes pacientes mantenham o acompanhamento médico frequente, para controle dos níveis glicêmicos. ”
  12. Afaste o estresse e a ansiedade. “Quem enfrenta distúrbios crônicos de saúde mental tem uma chance maior de desenvolver problemas na boca e nos dentes”, explica Azevedo. “Isso acontece porque o nervosismo contribui para a diminuição do fluxo salivar, que tem papel fundamental na proteção bucal”. Assim, é importante cultivar momentos de lazer, ter uma boa noite de sono (entre 7 e 9 horas diárias) e praticar atividade física rotineira.
  13. Cuidado com a boca seca. “A xerostomia, que é a famosa boca seca, diminui a salivação e favorece o surgimento de cáries recorrentes, doenças gengivais e candidíase oral”, explica Azevedo “Tomar bastante água ajuda a evitar o problema”, explica. Mas, segundo o especialista, alguns medicamentos para depressão acentuam o problema. “Por isso, é imprescindível que pacientes que façam uso destes remédios mantenham visitas regulares ao dentista”, avalia.
  14. Roer as unhas, jamais. A pressão contínua nos dentes causa desgastes. “Em casos mais graves, pode haver fissuras e fraturas”, indica o dentista. “Além disso, as bactérias vindas das unhas podem levar a infecções intestinais”. Em tempo: também conhecido como onicofagia, este mau hábito está geralmente relacionado a situações de ansiedade ou estresse. Por isso, é importante cuidar da saúde mental.
  15. Evite dar chupeta às crianças. Ela freia o desenvolvimento da cavidade bucal e o pequeno pode ter alterações na mordida ou no padrão de crescimento ósseo, de acordo com Azevedo. Segundo o especialista, o ideal é não oferecer o acessório após os dois anos de idade.
  16. Diga não às bebidas alcoólicas. “O álcool deprime o sistema imunológico, o que facilita a ocorrência de inflamações e infecções no organismo”, diz Fabio. “Além disso, a elevação da acidez, causada pela maior parte destas bebidas, leva à perda de cálcio e ao enfraquecimento do esmalte dos dentes”. Vale ressaltar, portanto: para uma boca saudável, o consumo de álcool deve ser moderado.
  17. Invista no consumo de maçã. “Ela é uma fruta que tem efeito adstringente e, assim, promove uma limpeza na cavidade bucal”, diz Azevedo. “Outro benefício é que a maçã ainda estimula os tecidos gengivais e a produção de saliva, o que pode prevenir cáries”. No entanto, é importante destacar que a fruta não substitui a rotina de higiene oral.
  18. Fique atento para trocar a escova dental. O ideal, segundo o especialista, é que ela seja substituída por outra nova a cada três meses ou quando há sinais de desgaste, como cerdas esgarçadas. “Estudos mostram que após noventa dias de uso, as escovassão menos eficientes na eliminação da placa bacteriana”, conta Azevedo.
  19. Use enxagua tórios bucais, mas com parcimônia. “Existem diversos tipos no mercado, com ativos e funções distintas, que vão ajudar no controle da placa bacteriana e, assim, na prevenção das cáries e das doenças gengivais”, explica o dentista. “Mas é bom lembrar que estes produtos devem ser utilizados sob orientação do dentista, pois o uso indiscriminado pode alterar a coloração e, também, manchar os dentes. ”
  20. Quando necessário, procure especialistas. “Hoje em dia, temos dentistas habilitados para lidar com os mais diversos problemas – há desde os focados em desordens da gengiva até os que são experts em feridas, conhecidos como estomatologistas, por exemplo”, diz Fabio. Segundo ele, ao procurar ajuda especializada, o tratamento será mais assertivo e eficaz.

Sobre a S.I.N. Implant System: referência mundial em produtos para implantes dentários, a S.I.N Implant System tem DNA brasileiro e está no mercado desde 2003. Hoje, seu parque fabril de última geração entrega mais de 5 milhões de produtos acabados todos os anos, com presença em 25 países. Com uma trajetória de conquistas apoiada nos princípios simplicidade, inovação e nanotecnologia, a S.I.N. Implant System oferece as melhores linhas de implantes dentários do mundo, além de componentes protéticos. A empresa tem como visão oferecer o que há de melhor e mais seguro na área de implantodontia, utilizando, para isso, tecnologia de ponta e equipamentos de última geração, que passam por rigoroso controle de processos. A excelência em qualidade de seus produtos é garantida e comprovada por meio de certificações nacionais e internacionais. O sonho de restaurar sorrisos, iniciado com a Sra. Neide e o Dr. Ariel Lenharo, continua vivo. Em tempo: Ariel Lenharo foi o primeiro doutor em implantodontia do Estado de São Paulo, tendo também realizado sua pós-graduação nos Estados Unidos, no Pankey Institute. A Sra. Neide e o Dr. Lenharo estiveram à frente da companhia até 2009, quando o controle acionário da S.I.N passou para o fundo de investimentos Southern Cross Group, equity firm líder e mais antigo dedicado ao mercado latino-americano, com mais de U$ 2,8 bilhões investidos em 38 empresas em todo o continente. Mais informações em www.sinimplantsystem.com.br.

Informações para a imprensa: Key Press Comunicação

Beatriz Marques Dias/ Caroline Fakhouri

bia@keypress.com.br/ relaciona@keypress.com.br

Tel. (11) 99242-4071 / (37) 99102-7865

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *