VSBA e Osba levam música erudita a creche comunitária em Pirajá

Alunos da Creche Escola Beneficente e Comunitária Viver Bem Pirajá, que não conheciam a arte erudita, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da música clássica em ambiente escolar. Nesta terça-feira (29), crianças com faixa etária de um a cinco anos, se encantaram com o universo da música, por meio da apresentação do grupo Quarteto Novo, uma das cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba).

“Nós já desenvolvemos vários projetos aqui na escola, mas música era uma pendência. Acho muito importante para os alunos ter acesso a música de qualidade, levando em conta que música proporciona aprendizado e concentração para crianças e adultos”, afirma a presidente da creche, Cândida Moreira Daltro.

A visita do Bahia Cordas faz parte do Projeto Arte, Cultura e Lazer na Comunidade, desenvolvido pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) em parceria com a Osba e o Balé do Teatro Castro Alves (TCA). O projeto consiste na visita a instituições carentes, onde é praticamente inexistente a presença da música clássica. Na oportunidade, o público infantil, acostumado com estilos musicais mais populares, teve acesso a instrumentos de cordas e sopro de maneira didática.

”As crianças precisam saber que a música erudita está acessível a todos e pode ser um caminho a seguir no futuro. A nossa intenção é levar o conhecimento que a música clássica tem para as comunidades. Aqui pode estar escondido um talento em potencial”, explica André Becker, músico da camerata.

Para a assistente social e representante das VSBA no projeto, Ana Cláudia Bonifácio, as visitas representam um trabalho de base. “É importante ampliar o universo de significado dos estudantes. É necessário que as crianças tenham acesso a outro tipo de arte. Esta é uma maneira de garantir a inclusão social”, afirma.

A camerata Quarteto Novo conta com um variado repertório e tem como finalidade atrair o maior número de pessoas possível para apreciar a música clássica, juntamente com a música contemporânea. O grupo realiza apresentações em entidades filantrópicas, hospitais, igrejas e centros espíritas.

Fonte: Ascom.ba

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *