UPL apoia 180 produtores de uva gaúchos em auditoria para certificação internacional de boas práticas agrícolas.

A UPL Ltd. (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedora global de soluções agrícolas sustentáveis, deu suporte técnico a 180 produtores de uva em auditorias necessárias para a obtenção do certificado – ou avaliação de conformidade, conforme a expressão usada originalmente – Local GAP, protocolo de boas práticas derivado do Global GAP. A ação faz parte do Programa Alimento Seguro Uva Para Processamento (PAS Uva), desenvolvido no Rio Grande do Sul. A conclusão desse processo, pioneiro no país, representa um alinhamento importante das vinícolas brasileiras às normas do mercado internacional. 

UPL-Plantação de uva Crédito: Shutterstock

A partir da adoção do protocolo Local GAP – reconhecido em todo o mundo –, os produtores tiveram seus sistemas de gestão de qualidade devidamente avaliados. Além de tópicos relacionados às boas práticas agrícolas, foram verificados o armazenamento de defensivos e outros insumos agrícolas, a qualidade da área, os procedimentos para garantia da segurança (ambiental, dos trabalhadores e do produto final) e os cadernos de campo – utilizados para registrar a rotina do cultivo. 

Rogério Melo, gerente de agricultura sustentável e propriedade intelectual da UPL Brasil, afirma: “Esta é a primeira vez que a avaliação de conformidade é concedida no país, o que redobra a importância da iniciativa e do trabalho desenvolvido pelos agricultores e pelas agricultoras que apoiamos nessa jornada. Ações como esta nos ajudam a chegar mais perto do compromisso da UPL de reimaginar a sustentabilidade na produção de alimentos, disseminando boas práticas sem limites ou fronteiras”. 

Janine Basso Lisboa, gestora do projeto Local GAP, complementa que a iniciativa demonstra o compromisso e a evolução da cadeia vitivinícola em adotar práticas responsáveis: “A expectativa é que, até abril, todas as empresas e grupos de produtores obtenham suas cartas de conformidade, encerrando com êxito essa primeira etapa e consolidando a certificação Local GAP no país. É um avanço histórico que coloca o Brasil no mapa global da produção de uvas e vinhos de qualidade, respaldado por padrões internacionais reconhecidos”. 

PAS Uva – Local GAP 

O objetivo do “PAS Uva – Local GAP” é apoiar e orientar os produtores de uva para avanço dos programas de boas práticas, como forma de possibilitar a obtenção de avaliações de conformidade internacionais. Rastreabilidade vegetal, adequações nas propriedades, redução do risco de contaminação, diminuição do impacto ambiental e monitoramento das condições de trabalho estão entre os requisitos do programa. É importante destacar que todos esses tópicos estão alinhados às demandas dos mercados mais exigentes e da sociedade em geral.  

Além da UPL, o programa envolve o Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Uva e Vinho) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS). Entre os participantes, estão Aurora, Garibaldi, Golden Sucos, Naturasuc, Nova Aliança, Paraíso, Pradense, São João e Tecnovin. 

Sobre a UPL           

A UPL Ltd. (NSE: UPL & BSE: 512070, LSE: UPLL) é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US$ 6 bilhões. Somos uma empresa com propósito. Por meio do OpenAg®, a UPL está focada em acelerar o progresso do sistema alimentar. Estamos construindo uma rede que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como uma indústria inteira pensa e trabalha – aberta a novas ideias, inovação e novas respostas enquanto nos esforçamos para cumprir nossa missão de tornar cada produto alimentício mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em soluções biológicas e tradicionais de proteção de cultivos com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, representados por mais de 10.000 colaboradores em todo o mundo. Para obter mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções em toda a cadeia de valor alimentar, incluindo sementes, pós-colheita, bem como serviços físicos e digitais, visite upl-ltd.com e siga-nos no LinkedIn, Instagram e Facebook.  

* Fonte:   Viviane Passerini – Texto Comunicação Corporativa

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *