ÁVIDO – SUA HISTÓRIA NO RÁDIO

ÁVIDO MEDEIROS

Ávido Rodrigues de Medeiros – uma das mais expressivas e belas vozes do rádio baiano -, tem uma história interessante. Natural de Currais Novos, Rio Grande do Norte, veio muito jovem para Feira de Santana, onde moravam seus irmãos: Severino, Manoel e Ananias (todos já falecidos). Começou no serviço de alto-falantes A Voz da Queimadinha e logo após na Voz do Cruzeiro. Daqui, foi para a Rádio Sociedade de Manhuaçu, Minas Gerais, onde marcou com o programa Tangos, Boleros e Saudade.

Em Barra Mansa, Rio de Janeiro, submeteu-se a concurso na Rádio Sul Fluminense, ao lado de Carlos Campbell, que viria a apresentar o Jornal Nacional da TV Globo. Além de locutor, Ávido ocupou a gerência da emissora que pertencia a Alceu Nunes Fonseca. Transferiu-se para a Rádio Carioca/RJ e Rádio Guanabara, onde foi subgerente e locutor, companheiro de Cid Moreira.

“Eu fazia o Bom dia Rio, das 5 às 8 horas, atendendo mais de 250 cartas por semana. Ás 8 horas entrava Cid, com “Café da Manhã”.  Ávido Medeiros foi aprovado em concursos para as rádios Jornal do Brasil e Nacional de Brasília, mas cedeu sua vaga para Carlos Campbell, vindo para esta cidade em 1968 a convite de Alceu N. Fonseca, para implantar a Rádio Carioca de Feira, ao lado de Sidney Miranda, com o qual dividia a direção da emissora.

“Em 1979 fui um dos primeiros locutores da Rádio Subaé, ao lado de Zadir Porto, com o qual já havia trabalhado na Carioca, Edmir Franco, Júlio Soares, Walter Vieira e outros, atuando ainda na gerência comercial. Na Fundação Ide e Ensinai (Rádio São Gonçalo) trabalhei com Jurandir Silva” relata. Mesmo aposentado Ávido Medeiros continua gravando comerciais, especialmente para a empresa Cristo Rei e nos meses de junho e dezembro, ao lado de Gildarte Ramos, Pedro Nunes e Nilton Santos sonoriza o centro da cidade. Ávido destaca-se como radioamador (PY6 AVB), reconhecido como o “voz mais bonita do Nordeste”. Seu neto Erick Medeiros, é diretor de marketing de uma emissora de TV em Dallas, Estados Unidos.

Da Rádio Guanabara Ávido lembra a forte repreensão que fez a Cid Moreira que ao final do programa Café da Manhã, num sábado, disse: “O resto dos ouvintes, a gente atende na segunda-feira”. Em visita a esta cidade Cid lembrou cordialmente: “Meu professor como vai?”. Em outra oportunidade, Ávido foi alertado por um ouvinte: “Não mande mais abraços apertados para o Ivan Lima, em Icaraí, você pode ser espetado pelos ossos dele!”. O Ivan havia falecido há meses e ele não sabia. Lembra também que Nelson Gonçalves, chamava-o de “papa jerimum“ por ele ser do Rio Grande do Norte.

(Zadir Marques Porto)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *