BAIXIO RECEBE AGENTES DE TURISMO DOS EUA E CONSOLIDA-SE COMO DESTINO INTERNACIONAL.

Profissionais norte-americanos especializados em afroturismo se encantaram com a beleza natural de Baixio.

Agentes norte-americanos e equipe de capoeira de Baixio. Crédito: Jairo Macário

Pela primeira vez, Baixio, no litoral norte da Bahia, recebeu agentes de viagens dos Estados Unidos. Essa é a segunda ação com agências estrangeiras – no ano passado vierem profissionais de diversos países da América Latina. Essas iniciativas consolidam Baixio como um destino turístico imobiliário com relevância internacional. Todos os sete agentes de turismo dos Estados Unidos são especializados em afroturismo: Briona Lamback e Roger Lord (ambos de Nova Iorque), Kevin William Fox e Chloe Lander (ambos da Philadelphia), Daniel Scott Matheson (Orlando), Melody Ann Sadleir (Arlington Heights- Illinois) e Tameika Rivers-Mitchell (Texas). Eles ficaram dois dias em Baixio (21 e 22 de março) e estão em visita à Bahia, a convite da Embratur.

Crédito: Jairo Macário

Os agentes de viagem norte-americanos conheceram Baixio na teoria e na prática. Foi apresentado a eles o masterplan, um projeto diversificado e de longo prazo que está em desenvolvimento pela Prima Empreendimentos para construir um destino realmente sustentável e de luxo, que irá se destacar no cenário nacional e internacional. Para isso, serão investidos R$ 5.6 bilhões na construção de um complexo de empreendimentos sofisticados em uma área de 6.300 hectares, com 14 km de praia, diversos biomas (Restinga com dunas, Mangue e Mata Atlântica), além de importantes nascentes e lagoas de águas cristalinas.

Foram justamente essas lagoas que impressionaram o novaiorquino Roger Lord, principalmente a Lagoa da Panela. “É muito curioso existir essa lagoa de água doce, clara e morna, no meio da selva. O público afro-americano busca destinos que retratam a cultura de herança africana e também ambientes de natureza exuberante e preservada para conhecer. Esse lugar aqui é lindo, eu gostaria de ficar aqui. Inclusive, podem voltar que eu vou ficar”, brincou o agente de viagem.

“Essa visita é um marco na história de Baixio e reafirma que todo o trabalho de desenvolvimento do destino tem imenso potencial internacional. A infraestrutura moderna das hospedagens, os passeios em meio à natureza exuberante, o atendimento e os serviços oferecidos encantaram os agentes de viagens norte-americanos”, afirma o diretor do destino Baixio da Prima Empreendimentos, Antonio Barretto Junior.

A importância dessa visita também foi ressaltada pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo. “A Embratur trabalha para potencializar os investimentos no turismo e para recolocar os destinos brasileiros nas principais prateleiras internacionais, para que mais estrangeiros venham nos visitar, gerando desenvolvimento sustentável em nosso país. O mercado dos Estados Unidos é o segundo que mais envia turistas para o Brasil e por isso realizamos essa ação com os operadores em Baixio”, afirmou o presidente da Embratur.

Um dos fatores que mais chamou a atenção dos agentes de viagem foi a atuação do Instituto Voar em Baixio ao organizar o artesanato local na Casa de Artes. A instituição também foi elogiada por oferecer cursos de capacitação profissional na região, o que reflete na excelência do atendimento em hospedagem e serviços.  

A primeira fase do masterplan já está pronta e em operação. Na área onde acontece o encontro do Rio Inhambupe com o mar está o complexo Ponta de Inhambupe, que abrange o Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe – com o SPA Chandra, o mesmo da rede Fasano, e onde os agentes norte-americanos ficaram hospedados – e a Pousada de charme Aldeola, ambos da Prima Empreendimentos e operados pela rede Slaviero, além do Condomínio Ponta de Inhambupe, de casas de até quatro suítes, e o Centro Comercial, onde opera a Baixio Turismo. Na Vila de Baixo ainda está prevista a construção de mais um grande hotel horizontal all-inclusive (com 900 quartos) e condomínios de segunda residência.

Ainda em 2024 inicia-se a implantação da segunda fase: a luxuosa Lagunas de Baixio. A 8 km de distância da Vila de Baixio, essa área será a mais nobre da propriedade, com a implantação de três resorts internacionais de luxo: um Fasano, um Anantara e uma terceira bandeira que está em negociação, além de um glamping exclusivo, aeródromo com capacidade de receber aviões comerciais de grande porte, heliporto, parque ecológico e infraestrutura autossustentável com sua própria produção e tratamento de água e de energia renovável (solar e biogás).

Daniel Scott Matheson relaxa na rede e demais integrantes da comitiva desfrutam da Lagoa da Panela, que encantou a todos por suas águas cristalinas e temperatura agradável. Crédito: Jairo Macário
Crédito: Jairo Macário
Crédito: Jairo Macário

Sobre a Prima Empreendimentos

A Prima Empreendimentos, estabelecida em 2005 em Salvador, Bahia, é reconhecida pelas incorporações de tecnologia, sustentabilidade, sofisticação e luxo, como o Hotel Fasano Salvador, na Praça Castro Alves, inaugurado em dezembro de 2018; e projetos emblemáticos como o residencial Horto Barcelona e o Horto Parque Barcelona, ambos no Horto Florestal, e o Torre Barcelona, no Corredor da Vitória.

Comprometida com questões sociais e ambientais, a empresa foca seus investimentos numa propriedade de aproximadamente 6300 hectares, incluindo 14 km de praia, na Vila de Baixio, Litoral Norte da Bahia. O objetivo é desenvolver um destino turístico imobiliário com reconhecimento internacional em projetos imobiliários e de infraestrutura, com a construção de hotéis de altíssimo luxo, empreendimentos residenciais de segunda residência, aeródromo, heliporto, parque temático, estradas, saneamento e abastecimento de água e energia.

A Prima conquistou reconhecimentos importantes: a Comenda 2 de Julho para o CEO Rubén Escartín; o Prêmio ADEMI-BA de Empresa do Ano 2023; o Prêmio Master Imobiliário 2023 na categoria “Empreendimento/Retrofit”, com o case “Retrofit Edifício A Tarde”, e o Prêmio Internacional de Arquitetura TILE 2023, pelo projeto Horto Parque Barcelona. Além do selo LEED Platinum, certificação de alto nível concedida a edifícios ou projetos que atendem a rigorosos critérios de sustentabilidade, pelo empreendimento Sublime Horto House, em Salvador.

* Fonte: Marisa Amaral 

Máquina | Grupo BCW Brasil

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *