Crianças aderem ao primeiro dia de vacinação contra a dengue.

Imunização ocorreu de forma tranquila nos três pontos.

Foto: Thiago Paixão

O público infantil aderiu ao primeiro dia da Campanha de Vacinação contra a Dengue que iniciou nesta quinta-feira, 15, em Feira de Santana. A imunização ocorreu de forma eficiente no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) e na Praça Principal do distrito de Humildes.

Arlindo São Paulo, pai de Açucena Nogueira, de 11 anos, foi um dos responsáveis por marcar o início da campanha, acompanhando a filha que se tornou a primeira criança a receber a vacina. Arlindo ressaltou a importância da imunização e expressou sua satisfação com o atendimento.

“Temos uma cultura familiar de sempre manter a vacinação atualizada. Solicitei à escola que liberasse ela por um tempinho pra vir aqui se vacinar e o atendimento foi bem rápido. Acreditamos que a vacina é a melhor prevenção neste momento importante e que outros pais tenham também essa preocupação”, afirmou.

A pequena Açucena Nogueira, entusiasmada com a experiência, pretende incentivar seus colegas de escola a participarem da campanha.

“Vim pra me prevenir e evitar que eu tenha dengue. Me sinto ótima. Foi bem tranquila a vacinação, e não senti nenhuma dor. Vou incentivar os meus amigos a virem se vacinar também”, relatou.

Foto: Thiago Paixão

O prefeito Colbert Filho, que também é médico, acompanhou de perto o processo de vacinação e destacou a importância da imunização, ressaltando a necessidade de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

“A vacina é mais uma aliada no combate à dengue aqui no município, mas precisamos alertar a população que continuem mantendo os cuidados de prevenção e evitar todas as maneiras de proliferação do mosquito”, enfatizou o prefeito.

Nesta primeira etapa, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, serão aplicadas as primeiras doses em crianças de 10 e 11 anos, devido ao número limitado do imunizante disponível no momento. A medida que novos lotes chegam, a campanha será estendida para o público de 12 a 14 anos. O esquema vacinal compreende duas doses, com um intervalo de três meses entre elas.

Para receber as doses, os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. A aplicação será realizada apenas na presença dos responsáveis, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. A mobilização para a conscientização da importância da vacinação continua, visando atingir toda a população elegível e fortalecer as barreiras contra a dengue no município.

* Fonte: Portal de Notícias da Prefeitura Municipal de Feira de Santana – Bahia.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *