Curso de Direito da UNEX firma convênio com TJBA para ampliar acesso à Justiça em Feira de Santana.

Parceria promove a valorização das soluções consensuais.

Da esquerda para a direita, as professoras Flávia Vorreia, Marcly Pizzani e Mônica Mattos, ao lado da mediadora Sirneide de Assis.

O curso de Direito do Centro Universitário UNEX Feira de Santana passou a integrar oficialmente a rede de instituições conveniadas ao Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), no âmbito dos serviços prestados pelo CEJUSC (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos).

Com o convênio, a UNEX passa a atuar de forma colaborativa com o TJBA, oferecendo à comunidade serviços de mediação e conciliação em duas frentes: fase pré-processual (antes do ajuizamento da ação) e fase processual (com processos já em andamento). A iniciativa busca ampliar o acesso à Justiça por vias consensuais e fortalecer a cultura da pacificação social.

A formalização da parceria contou com a presença da reitora da UNEX, professora Marcly Pizzani; da coordenadora do curso de Direito, professora Mônica Mattos; da coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) e do CEJUSC UNEX, professora Flávia Correia; e da mediadora judicial Sirneide de Assis, que atuará nas sessões de mediação processual vinculadas ao convênio.

Segundo a reitora da UNEX, o acordo representa um avanço na formação prática dos futuros profissionais de Direito. “Mais do que uma experiência acadêmica, esse convênio reafirma o compromisso da instituição com a cidadania, ao oferecer serviços que beneficiam diretamente a população de Feira de Santana e região”, destacou Marcly.

A colaboração reforça a missão do curso de Direito da UNEX em unir ensino de excelência, prática jurídica e responsabilidade social, contribuindo para a democratização da Justiça e para a formação de profissionais preparados para atuar em um cenário de crescente valorização das soluções consensuais. “A parceria contribui para o aprimoramento e a profissionalização do aluno e do curso. Ganha o estudante, que desenvolve habilidades essenciais, e a comunidade, com atendimento humanizado. É um passo importante para a pacificação social e a cidadania”, conclui a professora Mônica Mattos.

* Fonte: Emily Nery – Jornalista
Analista de Comunicação Jr
Rede UniFTC/UNEX

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *