Dia do Pizzaiolo: levantamento da Apubra mostra perfil profissional do setor.

Estudo realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil revela que 3,43% dos entrevistados eram pizzaiolos que resolveram investir no segmento; empresários relatam dificuldade de encontrar mão de obra qualificada.

Chef-Pizza Créditos: Freepik

Com mais de 70 mil pizzarias ativas em todo o Brasil, o setor se consolida pelo país, principalmente pela formação dos gestores deste tipo de negócio. Segundo o estudo Perfil Profissional, Pizza e Panorama do Mercado, realizado pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra), durante a edição 2023 da Fispal Food Service, a partir da amostragem de 203 participantes entrevistados, 93,14% dos profissionais são proprietários, sócios e gestores de estabelecimentos. Destes, 3,43% eram pizzaiolos que investiram na abertura do próprio negócio. O levantamento também aponta a necessidade do setor de encontrar profissionais especializados para o trabalho nos estabelecimentos. 42,2% dos empresários do segmento relataram ter dificuldades para contratar mão de obra qualificada para atuar nas pizzarias.

Para lidar com esse desafio de capacitar mais profissionais para o ramo de pizzarias, a Apubra realiza um processo de capacitação e curadoria, com investimento constantemente na produção de conteúdos, workshops, palestras e treinamentos para contribuir com a formação das lideranças e qualificação de mão de obra em geral, compromisso que almeja intensificar ao longo do ano. De acordo com Gustavo Cardamoni, vice-presidente da Apubra, os dados são essenciais para auxiliar nesse processo de capacitação de novos e antigos colaboradores do setor. 

“Buscamos identificar os principais desafios, como o desenvolvimento de profissionais do setor para concentrarmos os nossos esforços e, assim, oferecermos a qualificação necessária para o desenvolvimento do segmento, gerando mais empregos e possibilitando uma formação profissional para os colaboradores e empreendedores”, afirma o executivo. 

Perfil dos empreendedores

Além de mapear a experiência na área, a pesquisa evidencia o nível de escolaridade destes líderes que conduzem o mercado. Os dados mostram que 64% dos empreendedores do setor afirmam possuir curso superior completo, destes  44,6% possuem graduação completa e 19,1% pós-graduação. Profissionais com ensino médio ou técnico completo representam 17,6%. Em relação a experiência, 62,7% possuem mais de cinco anos de atuação no ramo de pizzarias, no entanto 61,8% informaram que antes de atuar no food service, trabalhavam em outros setores, ou seja, não tinham experiência no ramo de pizzarias ou similares. 

Segundo o vice-presidente, os dados apresentam um cenário empreendedor forte, entretanto, ele ainda não é o retrato completo sobre quem contribui com o  mercado. “Entendemos que quem visita uma feira normalmente é quem gerencia ou está à frente do negócio. Mas mesmo assim, é possível observar a necessidade pela busca da qualificação necessária para a gestão de negócios e também, para fornecer treinamento e capacitação para quem deseja trabalhar na área, independente da função exercida”, finaliza. 

Metodologia 

As informações foram extraídas a partir de uma pesquisa aplicada a 203 empreendimentos do setor de pizzarias, entre os dias 13 a 16 de junho de 2023, durante a Fispal Food Service, que representa uma amostragem do cenário do perfil profissional no setor.  

Sobre a Apubra

Criada há mais 20 anos, a Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil surgiu da necessidade de empresários de trocar informações sobre o setor para conhecer a fundo o ramo em que atuavam e buscar conhecimento, capacidade de articulação, realizar grandes compras, e, principalmente, compartilhar processos e soluções. A associação atua no fomento de informações de qualidade e atualizadas sobre o mercado gastronômico de pizzas por meio de dados precisos de balanços anuais e levantamentos junto aos associados, que ainda têm acesso a conteúdos para empreendedores da área. Saiba mais aqui.

* FONTE: Fernanda Simplício – Markable Comunicação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *