Dia Mundial da Água: preservação das lagoas exige investimentos dos governos Estadual e Federal

Sergio Aras, que é técnico da Secretaria municipal do Meio Ambiente, disse que o último levantamento realizado mostra que Feira de Santana tem aproximadamente 60 lagoas.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais, através do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental, realizou um ato solene com culto ecumênico, em homenagem ao Dia Mundial da Água no Parque da Lagoa Erivaldo Cerqueira, no bairro Baraúnas, na manhã desta terça-feira (22).

Sergio Aras, que é técnico da Secretaria municipal do Meio Ambiente, representou o Secretário Roberto Tourinho. Segundo ele, o último levantamento realizado mostra que Feira de Santana tem aproximadamente 60 lagoas. O técnico afirma que para a preservação dessas lagoas, é necessário investimentos do governo Federal e Estadual.

“A grande questão é que quando a gente fala em preservação, falamos em investimento e em Feira para se fazer um trabalho adequado, teria que ser dos entes governamentais mais fortes, como o governo federal e estadual, visto que há uma necessidade não só de desapropriação, como também de instalação da rede de drenagem para que a lagoa não seja contaminada”, disse.

Sergio Aras explicou que das 60 lagoas de Feira, cada uma necessita de um aspecto de ação diferenciado, devido a localização e pela forma como está implantada. “Toda essa dinâmica tem que ser de alguma forma estudada de maneira científica”, afirmou.

Segundo Sergio Aras, o que mais toca a população são as lagoas urbanas, pois são as mais visíveis e por isso necessitam de uma ação mais efetiva do poder público e também da sociedade. De acordo com ele, o artigo 225 da Constituição Federal diz que compete a sociedade o dever de preservar os recursos naturais para as futuras gerações.

Sergio Aras destacou o trabalho de fiscalização feito pelo município, na tentativa de preservar as lagoas da cidade. Segundo ele, todas as construções que são localizadas em momento de fiscalização rotineira da secretaria, são notificadas não só pelo Meio ambiente, mas também pela secretaria de Desenvolvimento Urbano.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *