Dia Nacional do Doador de Sangue: número de doadores corresponde a 1,6% da população.

No dia 25 de novembro se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue. Para ressaltar a importância da data, o IHEF Banco de Sangue realiza uma campanha de mobilização. A unidade receberá uma decoração especial e os doadores que forem até o local nesta data receberão uma camiseta comemorativa. 

A doação é de vital importância, pois pode representar a diferença entre a vida e a morte para muitas pessoas. Um único doador pode salvar até quatro vidas, auxiliando no tratamento de pacientes, em intervenções médicas complexas e de grande porte, como transplantes, transfusões, cirurgias e procedimentos oncológicos. 

“A demanda é muito alta. Não trabalhamos com folga. Uma bolsa de sangue fica, no máximo, uma semana no estoque pois a rotatividade é enorme. Atendemos Feira de Santana inteira mais 56 municípios da microrregião”, afirma Josilda Brandão, coordenadora do Banco de Sangue. 

Apesar da necessidade ser grande, o número de doares do Brasil é restrito. De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no país, o que corresponde a 1,6% da população brasileira. “Eu costumo dizer que quem alimenta o banco de sangue é o doador, por isso buscamos tratá-los muito bem”, conta. 

Para doar 

Para ser doador é preciso preencher alguns critérios como: 

  • Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg; 
  • Apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional; 
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal); 
  • Estar descansado e alimentado (não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas nem fumar por pelo menos 2 horas); 

Impedimentos temporários 

  • Se você estiver gripado, resfriado, com febre, espere 15 dias após o desaparecimento dos sintomas; 
  • Estar grávida; 
  • Período pós-gravidez (90 dias para parto normal e 180 dias para parto cesariano); 
  • Período de amamentação (durante os primeiros 12 meses); 
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impede a doação); 
  • Ter feito exames/procedimentos endoscópicos nos últimos 6 meses.

SOBRE O IHEF      

O IHEF (Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Feira de Santana), foi fundado em 1983, objetivando proporcionar a todos os pacientes do estado da Bahia, diagnóstico e tratamentos das doenças do sangue. Após anos de atuação, o IHEF expandiu para as áreas de medicina laboratorial, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, vacinas e banco de sangue, dando origem ao Sistema de Saúde IHEF, o mais completo serviço de saúde não hospitalar do interior da Bahia.    

Desde 2014 é prêmio Top of Mind no segmento laboratorial em Feira de Santana e também vencedor do prêmio Benchmarking Bahia por duas vezes, na categoria Compliance, como o melhor laboratório do interior da Bahia. O IHEF Laboratório possui certificações de qualidade como a ISO 9001 e a Acreditação PALC.    

Informações à Imprensa       

JULIANA VITAL      

juliana@comunicativaassociados.com.br       

Tel.: (75) 98176-4824    

#comunicaçãoagentefaz      

Facebook: comunicativa.associados      

Instagram: comunic.ativa      

www.comunicativaassociados.com.br    

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *