Enem 2021: educador dá dicas para manter a concentração nos estudos.

Enem 2021: educador dá dicas para manter a concentração nos estudos .

Foto: Divulgação

Nos dias 21 e 28 de novembro cerca de três milhões de estudantes brasileiros devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com sua aproximação, é comum que a ansiedade dos candidatos aumente, podendo afetar os níveis de concentração. Estes dependem de vários fatores, a exemplo de alimentação, descanso, dedicação e distrações.   

De acordo com o professor Antônio Gouveia, coordenador do curso de Pedagogia da UNIFACS, a falta de concentração é complexa e não há receitas prontas para evitá-la. Entretanto, ele destaca ações consideradas eficientes: estabelecer cronograma de estudos, desconectar-se das redes sociais, celular, televisão e demais meios que possam favorecer a distração; procurar ambientes mais silenciosos para estudar e, assim, evitar interrupções que atrapalhem o raciocínio.  

O professor também frisa que o corpo aprende, e não apenas o cérebro. Sendo assim, ele também recomenda observar as condições climáticas do ambiente de estudo, já que calor ou frio em excesso podem afetar o aprendizado, além de adotar boa postura e alimentar-se e hidratar-se da melhor maneira possível.   

Véspera  

Sobre como agir na véspera do exame, o educador é taxativo: descanse! “O corpo não funciona por acúmulo ou memorização exaustiva, mas por associação e internalização. Ele aprende com as emoções e os estímulos”. Professor Antônio diz ainda, que boas horas de descanso e de sono antes da prova são essenciais para o aporte de energia que ela vai demandar. “Após meses de estudos, é preciso relaxar na véspera, assim como evitar alimentação pesada e substâncias psicoativas. Dê ao corpo a tranquilidade que ele precisa para a realização de uma prova extensa”, adverte.  

“Brancos”  

A respeito dos temidos “brancos” provocados pelas informações que não foram retidas na memória, Antônio Gouveia reforça que, além de tentar amenizar a tensão, o conteúdo programático deve ser visto com antecedência, afinal, “ninguém aprende tudo o que precisa em apenas um dia”. Se o branco não passar logo, a dica é seguir adiante e retornar à questão depois de já ter respondido às demais.   

Outra dica valiosa é fazer dos estudos uma rotina, tornando o aprendizado mais prazeroso. “É preciso enxergar sentido, focar no objetivo final e na satisfação que os resultados podem proporcionar, colocando energia na realização dos sonhos”, sublinha. 

Informações à Imprensa:   

LUIZA RIBEIRO  

luiza@comunicativaassociados.com.br  

Tel.: (71) 9833-4069 / 98133-4070  

#comunicaçãoagentefaz  

Facebook: comunicativa.associados  

Instagram: comunic.ativa  

www.comunicativaassociados.com.br

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *