Estudantes lotam Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Estudantes de escolas estaduais prestigiaram o primeiro dia da 14ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Bahia (SNTC), iniciada na quinta-feira (26), no Salvador Shopping. Eles lotaram o espaço, durante a abertura oficial do evento, gratuito e direcionado a todos os públicos, teve a visita do secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação, Vivaldo Mendonça, e do secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Jailson Bittencourt de Andrade. A programação acontece até este domingo (29).

O público aproveitou a SNCT, promovida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) e que contempla atrações para crianças e jovens interessados em tecnologia, com simuladores de realidades aumentada e virtual; robótica educacional; impressora 3D e tudo que há de mais inovador em tecnologia desenvolvida por startups e empresas do setor.

SNTC
Fotos: Camila Souza/GOVBA

A estudante de Aquicultura de Santo Amaro, Tiale Souza, compartilhou a satisfação em conhecer novas tecnologias e atividades expostas nos estandes. O visitante Cláudio dos Santos ficou bastante curioso em conhecer os simuladores apresentados pela Marinha do Brasil e pelo Senai/Cimatec, que apresenta, respectivamente, a oportunidade de crianças, jovens e adultos manobrarem, por cerca de dois minutos, um navio de guerra, além de conhecerem o Flatfish, um protótipo de veículo submarino não tripulado.

O secretário Vivaldo Mendonça, que visitou todos os estandes, disse ter levado novamente o evento para um local de grande circulação como estratégia de popularização da ciência e tecnologia para a sociedade baiana. “Ao realizarmos a SNCT na Bahia, propomos um debate estadual e nacional das políticas de promoção da ciência e tecnologia. Com o tema ‘A Matemática Está em Tudo’, discutimos sobre como a Matemática pode influenciar nossas vidas e estar entrelaçada com as estratégias de desenvolvimento doe todo estado”.

SNTC

A coordenadora pedagógica do Projeto Via Maker Education, Fernanda Scandura, e o professor do Serviço Social da Indústria (Sesi-Bahia), Paulo Reis, concordam que a Matemática está em tudo, principalmente para a robótica, um dos temas abordados nesta edição da SNCT como forma lúdica de introdução da C&T na formação da crianças e jovens. Estes espaços, juntamente com o Minimakerlab, trabalham com a proposta de robótica educacional e são os ambientes de maior interação entre os estudantes que aplicam matemática na composição e nas tarefas a serem executadas pelos robôs idealizados.

A SNCT conta com a correalização do Salvador Shopping e apoio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás); do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) e do Sistema Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Sistema Fieb), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi-Bahia).

Fonte: Ascom/Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *