General Araújo Lima toma posse como superintendente da Sudene.

Cerimônia foi realizada nesta segunda-feira (22) na sede do Ministério do Desenvolvimento Regional, em Brasília.

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, deu posse nesta segunda-feira (22) ao novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), general Carlos César Araújo Lima. Desde março do ano passado, o cargo era ocupado por Evaldo Cruz Neto.

Na ocasião, o ministro destacou o papel da Sudene e a contribuição do novo gestor para o progresso da região Nordeste. “A Sudene é um dos mais importantes instrumentos de desenvolvimento da região Nordeste. Uma região que tem, historicamente, um quadro de desigualdade regional que precisa ser combatido e equalizado para o bem do País”, destaca o ministro. “A experiência do novo superintendente da Sudene e sua capacidade de gestão, já comprovada em ações anteriores, além de sua afinidade com os nossos propósitos, certamente, vai facilitar muito o trabalho. Não tenho dúvidas de que os desafios que estão sendo colocados à nossa frente vão ser enfrentados e vamos entregar um grande trabalho a favor do Nordeste brasileiro”, avaliou.

Ao ser empossado, o novo superintendente fez questão de ressaltar que é cearense e que, portanto, conhece profundamente as limitações e, também, as possibilidades do Nordeste. “Ao sair do Exército Brasileiro, imediatamente, eu fui trabalhar no Governo do Estado do Rio Grande do Norte, na Secretaria de Recursos Hídricos, onde eu tive a oportunidade de conhecer praticamente todo o interior do Nordeste e, depois de algumas experiências, vi que é possível ampliá-las para todo o Nordeste. A minha intenção é exatamente essa, contribuir com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) reduzindo os desequilíbrios regionais”, afirmou.

Formado em Ciências Militares e em Administração de Empresas pela Academia Militar das Agulhas Negras, o general Araújo Lima tem mestrado em Ciências Militares pela Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e doutorado e pós-doutorado em Ciências Militares pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército. O novo superintendente da Sudene tem, ainda, duas especializações, uma em Logística Militar e outra em Operações Militares na Selva pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Como oficial general do Exército Brasileiro, Araújo Lima assumiu a subchefia de Integração Logística do Ministério da Defesa, responsável pela integração entre as Forças Armadas brasileiras e estrangeiras, e, também, a subchefia de Assuntos Internacionais do ministério.

O general atuou ainda como subcomandante Logístico do Exército Brasileiro e foi assessor militar da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Desenvolvimento da Região Nordeste

A Sudene é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, criada para promover o desenvolvimento includente e sustentável da região Nordeste.

Integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, a Sudene é vinculada ao MDR e tem, entre outras atribuições, a formulação de planos e diretrizes para o desenvolvimento de sua área de atuação e o apoio, em caráter complementar, a investimentos públicos e privados nas áreas de infraestrutura econômica e social, capacitação de recursos humanos, inovação e difusão tecnológica, políticas sociais e culturais.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2034-5498/ 2034-5399
imprensa@mdr.gov.br
Site oficial

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *