Governo promove sexta-feira de combate ao Aedes em prédios públicos

Ação vai dar continuidade a trabalho de vistoria já realizado; ideia é estimular sociedade a manter a vigilância contra o mosquito

A luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika, não pode ter trégua. Por isso, reforçando ações já promovidas, o governo federal vai realizar nesta sexta-feira (11) a Mobilização de Combate ao Aedes aegypti na Administração Pública Federal. A meta é reforçar a atenção da sociedade sobre a necessidade de eliminação de possíveis focos do mosquito.

A ação envolverá ministros e presidentes de empresas, bancos públicos e autarquias. Serão intensificadas as vistorias nos imóveis federais. Além disso, gestores poderão verificar se medidas já adotadas estão surtindo efeito, reduzindo ou zerando possíveis criadouros do mosquito. A mobilização é uma continuidade à mobilização em 29 de janeiro, quando um mutirão verificou as dependências de edifícios públicos federais.

Serão executadas ações mais intensivas em 223 municípios considerados prioritários, escolhidos com base na ocorrência da dengue e com população superior a 50 mil habitantes.

Além dos mutirões de limpeza, serão feitas palestras e distribuído material informativo em vários órgãos públicos. A mobilização está sendo organizada pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Agentes de combate ao Aedes aegypti vistoriaram desde janeiro 48,2 milhões de imóveis em todo o Brasil, entre residências, prédios públicos e comerciais. Em 11,3 milhões de imóveis, que estavam fechados ou houve recusa para o acesso dos agentes, será feita nova tentativa de vistoria.

Durante as visitas, 1,6 milhão de imóveis foram identificados com focos do mosquito, o que representa 3,36% do total dos inspecionados.

Fonte: Portal Brasil, com informações da Agência Brasil

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *