Idosas recebem fisioterapia gratuita da Secretaria de Saúde

Aos 84 anos, Agnela dos Santos (foto), a dona Didi, como carinhosamente é chamada, é uma das onze idosas residentes do Dispensário Santana que recebem assistência de fisioterapia domiciliar através das Secretaria Municipal de Saúde. Acolhida na casa de abrigo há nove anos, ela foi a primeira paciente a ser assistida com o serviço.

Por ficar sete anos na cadeira de rodas, a paciente não realizava movimentos com os braços e também não conseguia esticar as pernas. “A gente está trabalhando para deixá-la mais funcional possível, para que possa comer sozinha e sentar, por exemplo. Já houve uma grande melhora”, informa a fisioterapeuta Camila Franqueira.

Disposição e independência é o que não falta à idosa Eunice Oliveira (foto), 87 anos. Há 20 anos, quando ficou viúva, decidiu procurar apoio na casa. Muito alegre e com sorriso, ela recebeu a visita da fisioterapeuta. “Eu tinha muita dificuldade, a dor na coluna me empatava de fazer tudo, melhorei com os exercícios”, afirma.

Veja como solicitar o serviço

Graças à fisioterapia, a idosa que não gosta de ficar parada, está sempre envolvida em atividades por livre e espontânea vontade. “Eu gosto de fazer as minhas coisas, mesmo quando não querem que eu faça. Gosto de cozinhar. Lavar algumas de minhas roupas é algo que me faz bem”, afirma a idosa, que estava cortando frango quando a reportagem chegou à casa dela.

Fisioterapia Domiciliar é um serviço da divisão de enfermagem de reabilitação para pacientes das Unidades Básicas de Saúde. A solicitação deve ser feita através da UBS, se a necessidade de reabilitação para o paciente for recomendado por um médico.
Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *