Inema comenta aparecimento de jacarés em outras lagoas da cidade

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) está estudando a possibilidade de que existam jacarés em outras lagoas da cidade, não apenas na Lagoa Grande como é de conhecimentos de todos. Diretor do Inema na região de Feira de Santana, Messias Gonzaga, destacou a importância de manter os animais em segurança, para que também não ofereçam risco à comunidade.
“Quanto ao aparecimento de jacarés em outras lagoas, é uma surpresa até certo ponto, no geral não porque ninguém sabe como apareceram, mas as pessoas podem ter posto um filhote aqui outro ali. Os biólogos dizem que o jacaré fêmea põe cerca de 100 a 90 ovos, então é jacaré para encher uma lagoa”, afirmou.
Com a possibilidade destes animais em outras lagoas, providências serão tomadas no sentido de dar mais segurança aos freqüentadores do local. “Vamos constatar as presenças, caso constatando vamos tomar medidas para prevenir a integridade dos animais e das pessoas que freqüentam essas lagoas, pescadores, transeuntes, visitantes. Vamos colocar placas avisando que há jacarés, e se possível vamos gradear”, informou.
Messias Gonzaga lembra que é uma orientação dos biólogos que os animais não sejam retirados do seu habitat. “O melhor para os animais é ficar em seu habitat, apesar de não ser o habitat natural”, informou lembrando que os animais já estão acostumados em viverem na lagoa.
O diretor do Inema ressaltou que as pessoas precisam ter consciência de não maltratar os animais, e caso esses apareçam em bairros e localidades habitadas, o Inema ou Corpo de Bombeiros deverá ser comunicado, assim como aconteceu há alguns dias com o aparecimento de um jacaré no bairro Subaé.
“Se aparecer algum animal deste em outro local da cidade, ninguém dê uma de durão e queira pegar o animal,muito menos matar porque é crime previsto em lei ambiental. É melhor ligar para o Inema ou para o Corpo de Bombeiros diretamente, que irá fazer a captura, colocando em um local próprio.Como Feira já dispõe do espaço da Lagoa Grande, podem ser colocados naquele local mesmo”, destacou.
Jacarés não atacam sem serem incomodados, orienta Messias Gonzaga. “Os animais não vão sair atacando ninguém, não somos presa para eles, mas se forem importunados vão se defender. Ver os animais na natureza é saudável, mas com distância que dê uma margem de segurança”, salientou.
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *