José Ronaldo abre o 5º Encontro Regional dos Centros de Artes e Esportes Unificados

Representantes de cerca de vinte cidades onde se encontram implantadas praças dos Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) participaram, nesta quinta-feira, 9, do 5º Encontro Regional e do 3º Ciclo de Ativação destes equipamentos.

Realizado no CEU da Cidade Nova, o encontro tem como objetivo prestar apoio técnico aos gestores municipais na condução da mobilização social e ocupação destes espaços, criados em 2010 pelo Governo Federal, na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Os CEUs integram, num mesmo espaço, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, promovendo cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social.

Presidida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, a abertura do evento contou com as presenças do secretário nacional de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Alfredo Bertini, a representante do Ministério do Trabalho, Tânia de Freitas Romano; o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Edson Borges; Luiz Augusto Oliveira, diretor da Fundação Municipal Cultural Egberto Costa, e do vereador Luiz Augusto de Jesus.

Em sua fala, o prefeito José Ronaldo destacou o caráter associativo do Projeto, “aproximando as pessoas em torno de iniciativas importantes, sobretudo neste momento difícil que  passa o país”.

O chefe do Executivo feirense desejou aos gestores de cultura de municípios presentes ao Encontro (a exemplo de Crato e Quixeramobim (CE), Imperatriz (MA), Itabuna, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, Euclides da Cunha e Alagoinhas (BA), que “se sintam estimulados a levar para as suas cidades este projeto, pois é uma iniciativa que envolve muitos recursos e difícil para se manter, mas que dá bons resultados para as comunidades”, disse.

Por meio da parceria entre União e municípios, estão sendo construídos 196 CEUs, com 144 unidades já inauguradas nas cinco regiões do País. Feira de Santana conta com três Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs), localizados nos bairros Jardim Acácia, Cidade Nova e Aviário, atraindo para estes espaços, entre jovens e adultos, um número superior a 1.200 inscritos.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *