Jovens conhecem cultura regional através do Bando Anunciador

O Bando Anunciador do bairro Santo Antônio dos Prazeres cumpriu o importante papel de regate da cultura regional neste domingo, 27, possibilitando aos jovens, dentre crianças e adolescentes, conhecerem as manifestações culturais passadas através de gerações e que afloram em diversas localidades da Bahia.

Em sua sétima edição, o Bando Anunciador é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), coordenado por Ivanete Rios, em parceria com a comunidade e a Associação de Moradores do Santo Antônio dos Prazeres (Amosap).

Integração entre os moradores

A coordenadora do CRAS, Ivanete Rios, ressalta a importância da iniciativa. “Estamos resgatando uma das principais festas populares da localidade, atentos ao desejo da própria comunidade. E esta é também uma forma de integrar os moradores do bairro com os de outras localidades”, observou.

Fomentar a tradição e a cultura

Já o secretário de Desenvolvimento Social, Ildes Ferreira, destacou o compromisso do Governo Municipal de fomentar a tradição cultural e da preocupação da secretaria em driblar a crise na economia nacional para garantir que os eventos tenham continuidade. Observou ainda que a iniciativa é uma importante ferramenta para o fortalecimento de vínculos entre os moradores da comunidade.

Moradora destaca o encanto com a apresentação

Para quem foi ao cortejo, além de jovens, também os idosos, o momento foi de muita animação e de conhecer figuras folclóricas típicas da região mas que muitos jovens ainda não conheciam. “Fiquei encantada com toda a animação e com a presença de baianas”, estacou Ana Paula de Jesus.

Centenas de pessoas marcaram presença, levando colorido especial às ruas do bairro Santo Antônio dos Prazeres. O evento também anunciou o Trezenário de Santo Antônio, que acontece de 1º a 13 de junho. E, segundo Verá Lúcia de Lima Torres, presidente da AMOSAP, o cortejo aconteceu com sucesso e muita animação da comunidade, mesma avaliação do Movimento Cultural, Solange Cerqueira de Almeida.

O cortejo desfilou pelas ruas do bairro no início da manhã. E por onde passou, atraiu a atenção de moradores da comunidade, que todos os anos abraça a iniciativa e cai no samba de roda.

Fonte:Prefeitura Municipal de Feira de Santana

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *