Lençóis ganha o Prêmio MD 2019 de melhor destino de viagem do Brasil

A cidade baiana de Lençóis,  na Chapada Diamantina, foi a grande vencedora na categoria destinos nacionais de viagem do Prêmio Melhores Destinos 2019, promovido pelo site Melhores Destinos. O resultado levou em conta os votos de mais de 25 mil leitores, com base nas viagens realizadas por eles neste ano ou no ano passado. Gramado (RS), vencedora do prêmio em 2018, desceu para o segundo lugar, enquanto o Jalapão, no Tocantins, ficou em terceiro. O prêmio elegeu os dez melhores destinos de viagem do Brasil.

Lençóis obteve ótima avaliação nos quesitos custo-benefício, atrações, gastronomia, receptividade e segurança. O prêmio se deve em grande parte aos inúmeros atrativos naturais da cidade.  No item gastronomia, só ficou atrás de São Paulo, oferecendo uma culinária diversificada, com cardápios bem elaborados.

Considerada o portal de entrada para a Chapada Diamantina, Lençóis atrai milhares de turistas o ano inteiro, interessados em ecoturismo, história e cultura, principalmente. Dotada de aeroporto e boa infraestrutura de hospedagem e alimentação, é também o principal acesso para quem visita outras localidades da paradisíaca região.

A cidade fez história no chamado Ciclo do Diamante e possui um patrimônio arquitetônico que remonta àqueles tempos áureos. As ruas principais preservam o calçamento de pedras, além de oferecer ótimas opções de bares e restaurantes, muitos deles com música ao vivo de boa qualidade.

Os atrativos naturais são muitos, com destaque para as cachoeiras, lagos, poços, grutas e montanhas. Agências de turismo no local organizam passeios por trilhas e para várias localidades da Chapada. Entre os atrativos culturais, o destaque é o Festival de Lençóis, realizado anualmente com grandes nomes da música brasileira.

Lençóis é uma cidade tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- Iphan. Em 1985, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina para proteger sua área.

Fonte: Ascom/Secretaria de Turismo do Estado (Setur)

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *