NOTÍCIAS UEFS

Professores da Uefs passam a integrar conselhos de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Três professores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) tomaram posse nesta quarta-feira (12) nos Conselhos Estaduais de Meio Ambiente (Cepram) e de Recursos Hídricos (Conerh), órgãos que fazem parte, respectivamente, do Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema) e do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos. A docente Telma Cristina Silva Teixeira foi nomeada para o Conerh, Jorge Cajazeira para o Cepram, e Marjorie Nolasco, representando todas as universidades, para o Cepram.

A Uefs foi escolhida pelas demais universidades para assumir como titular o Conselho Estadual de Meio Ambiente. A professora Marjorie Nolasco é quem assume a função representando todas as instituições. “Isso tem um reconhecimento da importância da Uefs. A gente pretende fazer dessa representação uma rede em que as universidades possam dialogar e cada uma dentro da sua expertise, dentro dos seus conhecimentos e dentro da área onde atua, possa ajudar a sociedade civil e o Estado da Bahia a discutir as questões ambientais”, destacou.

A professora Telma Cristina Silva Teixeira, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCIS), assumiu como representante da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) na função de primeira suplente. “Como docente universitária e conselheira-representante da ABES junto ao Conerh, a nomeação amplia a responsabilidade na representação da sociedade civil. O compromisso é com a contribuição com o aprendizado e experiência adquiridos ao longo dos anos para uma governança e gestão sustentável dos recursos hídricos do Estado”, afirmou.

Representando o setor produtivo através da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), o professor Jorge Cajazeira, também do DCIS, passa a ser conselheiro titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente. Ele destacou a importância de aliar o conhecimento tecnológico e as informações, como as legislações, como fontes de pesquisas. “O Cepram é o conselho máximo de meio ambiente, que decide, por exemplo, sobre licenciamentos e discute sobre grandes projetos e multas de infrações ambientais. Tudo que é de meio ambiente no estado, de investimento até a multa, passa pelo Cepram”, explicou.

PROFESSORES DA UEFS – CEPRAM

Saiba mais sobre os professores da Uefs


Marjorie Cseko Nolasco

Doutora em Geociências pela UFRGS, mestre em Geologia (Sedimentologia) e Geóloga pela Ufba. Atualmente é coordenadora do Campus Avançado da Chapada Diamantina da Uefs. Atua como conselheira no Conselho de Engenharia e Agronomia como suplente da Bahia na área de Geominas. É consultora voluntária do Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD), e sócia honorária da Sociedade União dos Mineiros (SUM) de Lençóis. Trabalha nas áreas de fronteiras da geologia com a história, a biologia e o meio ambiente, interfaces da ação geológica humana. O currículo completo da docente pode ser acessado através do link http://lattes.cnpq.br/3140556424871309.


Telma Cristina Silva Teixeira

Com doutorado em Engenharia Civil (UFRJ) na área de Gestão e Planejamento de Recursos Hídricos e Saneamento, a professora é bolsista do CNPq em pós-doutorado (UFCG), mestre em Economia, coordenadora do Grupo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas (GECIS/Uefs) e líder do Grupo de Estudos em Recursos Hídricos e Sustentabilidade (Rhios). Tem experiência em projetos de pesquisa (FINEP e CNPq) na área de Recursos Hídricos e estudos nas áreas de economia com ênfase em Meio Ambiente e Saneamento. O currículo completo da docente pode ser acessado através do link http://lattes.cnpq.br/7427280816934542.


Jorge Emanuel Reis Cajazeira

Engenheiro Mecânico pela Ufba e Ph.D em Administração pela FGV/EAESP. Atua como Consultor Internacional na ABNT em Relações Institucionais na ISO, em Genebra, atualmente co-presidindo o grupo de ESG mundialmente. É membro do Conselho Técnico da ISO, sendo um dos 15 executivos internacionais que deliberam sobre as normas técnicas que regulam o comércio. Liderou a criação da norma ISO 26000 (Responsabilidade Social) e a ISO 38200 (Florestas Sustentáveis). É vice-presidente do Conselho de Sustentabilidade da Fieb. O currículo completo do professor pode ser acessado através do link http://lattes.cnpq.br/0242181506466997.

Uefs Cidadã presta atendimento aos produtores rurais de Morro do Chapéu e região.

Nesta sexta-feira (14) e neste sábado (15), a coordenação e os discentes que integram o Projeto de Extensão Uefs Cidadã estarão no município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina para, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais daquela cidade, prestarem atendimento gratuito aos produtores e proprietários rurais da região, no esclarecimento, preenchimento e envio do Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR).

Trata-se das atividades do projeto que visam contribuir com a regularização fundiária dos contribuintes rurais, para torná-los aptos a poderem operar e obter condições de usufruir das Políticas Públicas para o homem do campo.

Uefs promove atividade alusiva ao Abril Verde

Roda de Conversa, teste de glicemia e aferição de pressão, sorteio de brindes, massagem e vacinação contra a covid-19, influenza, hepatite e tétano, são as atividades previstas para o evento ”Abril Verde: juntos pela conscientização e promoção da saúde do trabalhador”. A programação, promovida pela Pró-reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PGDP), acontece na próxima terça-feira (18), das 8h às 11h30, na Alameda dos Oitis (Canteiro Central da Uefs).

A Roda de Conversa vai reunir profissionais que abordarão temas diversos: Diógenes Grave Custódio, vai falar sobre ”Desafios da Segurança do Trabalho nas instituições públicas”; Magno Oliveira Macambira trará uma discussão sobre ”Saúde Mental e o desenvolvimento da qualidade de vida”; o tema ”Qualidade de Vida e Finanças” será debatido por Sandro Marques de Sousa Nassif; e a educadora física Yanna Carvalho de Assis  vai abordar ”A influência da ergonomia na qualidade de vida do trabalhador”.

Proporcionar à comunidade acadêmica um momento para ouvir e debater a importância e formas de desenvolver a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças ocupacionais, além de abordar estratégias voltadas para a promoção da qualidade de vida no trabalho são os objetivos principais do evento.

UAB UEFS divulga novas ofertas de cursos de graduação EAD

A Pro-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) divulga a abertura de inscrição, no período de 10 a 20 e abril de 2023, para o Edital Público N.º 03/2023 – ProSel EAD, referente ao Processo Seletivo Simplificado de Estudantes para ingresso nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Licenciatura em Letras-Português, na modalidade de educação a distância (EaD), a serem ofertados pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB/UEFS) por meio de 14 Polos de Apoio Presencial vinculados ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/DED/CAPES), oito polos mantidos pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e seis polos pelas respectivas Prefeituras.

Serão ofertadas 780 vagas para os cursos de Licenciatura em Letras – Português (440 vagas) e Pedagogia EaD (340), com ingresso em 2023.2 (380) e 2024.1 (400). Os cursos foram aprovados pelo Edital N.º 09/2022, da Diretoria de Educação a Distância (DED), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A seleção ocorrerá no dia 29 de abril na sede dos respectivos Polos UAB/Escolas adjacentes, e no caso dos candidatos inscritos para o Polo UAB de Feira de Santana, a prova será realizada no campus da UEFS. Candidatos Sabatistas farão a prova no dia 02/05/2023.

Dúvidas sobre o Edital 03/2023 deverão ser enviadas para email:  selecaouabuefs@gmail.com
Acesse o Edital Público Nº03/2023: http://csa.uefs.br/index.php/uab233/inicial

Estudante de Geografia da Uefs tem trabalho premiado em evento nacional

Entre dias entre 02 a 05 de abril, professores, alunos e egressos do Programa de Pós Graduação em Modelagem em Ciência da Terra e do Ambiente (PPGM) participaram do evento: XX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto em Florianópolis -SC.

Ao total foram aprovados e apresentados 12 trabalhos (apresentação oral e pôster), dentre os quais, 7 foram de pesquisadores ligados ao Labespectro – Laboratório de Espectrorradiometria e Sensoriamento Remoto – PPGM.

Trabalho intitulado ”O processo de desmatamento do bioma Caatinga na Chapada Diamantina -BA (2019-2021)” de autoria de Ericka Medeiros da Silva, graduanda em Geografia e orientada pelos professores Washington Rocha e Deorgia Souza, foi o vencedor na categoria poster.

* Fonte:

roapé.png

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *