Orquestra Afrosinfônia e o maestro Ubiratan Marques vão reunir vários artistas baianos em evento da Prefeitura de Salvador.

A Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Ubiratan Marques, vai contar com a participação de grandes nomes da música baiana na sua apresentação inédita no Festival Salvador Cidade da Música, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), domingo (26/10), às 18h30, na Praça Maria Felipa, no bairro do Comércio.

Fotos: Pedro Soares

Nesta homenagem a cidade, aberta ao público, Ubiratan Marques vai traçar um panorama da música criada na Bahia, com a participações intimistas de Carlinhos Brown, Ilê Aiyê, Gerônimo Santana, Olodum, Sued Nunes, Nem Cardoso, Roberto Mendes, Seko Bass (BaianaSystem) e Mariene de Castro.

“Este show vai ser importante não só para a Orquestra, mas para a Bahia começar a dar um passo e começar a cuidar de nossa cultura, de nosso jardim. Vamos fazer um recorte para mostrar essa diversidade de movimentos, para que todos conheçam um pouco da história da música da Bahia, que é o berço da música brasileira”, comenta o maestro Ubiratan Marques, que com a Afrosinfônica vem realizando ensaios na Casa da Ponte, no Pelourinho.

Fotos: Pedro Soares

Junto com seus convidados, a Orquestra Afrosinfônica vai trilhar um percurso histórico-musical. O roteiro escolhido pelo Maestro revisita diferentes momentos da música em Salvador, ressaltando sua diversidade, potência criativa e impacto cultural. Assim, o público vai ser conduzido por uma viagem estética que evidencia a cidade como berço de gêneros, sonoridades e movimentos que marcaram o Brasil e o mundo.

“Nesse encontro, vamos fazer esse pequeno recorte da história de nossa música. Começaremos fazendo um Xirê, mostrando um pouquinho das raízes, depois para Tia Ciata, falando do Recôncavo com o samba e seguimos fazendo um recorte passando por Dorival Caymmi, por João Gilberto com a bossa-nova, Dodô e Osmar, Tropicália, Novos Baiana, Tincoãs, Raul Seixas, os blocos afros Ilê Aiyê e Olodum e Oludum. Axé-Music, Pagodão, até esse ritmo que contagia com a mistura da música eletrônica”, revela o Maestro

Ubiratan Marques, Nem Cardoso e Graça do Ilê – Foto: Pedro Soares

A primeira edição do Festival Internacional Salvador Cidade da Música tem como objetivo incentivar o diálogo e a integração entre as Cidades Criativas da Música da UNESCO. Dentro desse espírito de conexão e celebração, Afrosinfônica é uma das representantes destas cidades, que aceitou o convite para fazer parte deste ambiente criado para trocas culturais e fortalecer os laços.

A cada edição, novos grupos de cidades criativas serão convidados, ampliando gradualmente seu alcance e fortalecendo os laços dentro da Rede. Neste sentido, ao conectar múltiplos territórios, o projeto potencializa a cooperação e o desenvolvimento conjunto, gerando oportunidades para que as cidades criativas ampliem sua presença e relevância no cenário cultural global.

O evento faz parte do Programa Cidade da Música, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), e integra o calendário especial que celebra a década de reconhecimento internacional. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em estimular o mercado da música e fortalecer a economia criativa local.

* Fonte: Jamil Moreira CastroCOMO Comunicação

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *