Pescadores do Recôncavo Baiano recebem assistência técnica
Pescadores dos municípios de Castro Alves e Itatim serão contemplados com uma série de ações que visam impulsionar a pesca e a aquicultura no Recôncavo Baiano. Entre os dias 7 e 14, a Bahia Pesca, vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), realiza cursos, cadastramentos em programas sociais e distribuição de alevinos nas duas cidades.
“A programação tem início nos dias 7 e 8 de março, em Castro Alves, com o cadastramento dos piscicultores no CadCidadão. O sistema registra a situação social e econômica dos pescadores e encaminha-os para diversos serviços públicos de assistência e crédito, a exemplo do Vida Melhor”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. O cadastro será realizado no Clube Bonfim, das 8h às 17h.
Já nos dias 9 e 10, no mesmo horário, será a vez dos piscicultores de Itatim. No dia 9, o cadastramento acontece na igreja católica da comunidade Lagoa do Canto, e no dia 10, será realizado na igreja católica da comunidade Felipe Velho. “O cadastramento no CadCidadão servirá também para que estes profissionais obtenham a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida pela Bahia Pesca”, acrescentou o presidente da empresa.
Capacitação e distribuição de alevinos
Além da inscrição no CadCidadão e da solicitação das DAPs, a Bahia Pesca promove um curso de piscicultura em viveiros escavados. As aulas estão marcadas para o dia 11. Em Castro Alves, a capacitação acontece no Clube Bonfim, das 8h às 12h. Já em Itatim, o curso é realizado na igreja católica da comunidade Lagoa do Canto, das 14h às 18h.
Encerrando as atividades, no dia 14, a empresa distribui 200 mil alevinos de tambaqui e tilápia. “Cerca de 400 famílias serão beneficiadas com assistência técnica e capacitação ao longo destes sete dias de atividades. Com isto, a Bahia Pesca cumpre seu papel de melhorar a qualidade do trabalho e a qualidade de vida destes profissionais, além de colaborar com o aumento da produção de pescado do estado”, conclui Dernival Júnior.
Fonte: Ascom/Bahia Pesca
Comentários