Pescadores são capacitados em curso de habilitação naval em Bom Jesus dos Passos

Cerca de 35 pescadores de Bom Jesus dos Passos, ilha situada na Baía de Todos-os-Santos, estão sendo capacitados no curso de habilitação naval para pescadores que a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), realiza na própria ilha. Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados. A ação começou na última segunda-feira (30) e segue até 10 de junho.

A capacitação, com carga horária de 80h, está sendo ministrada pela Capitania dos Portos e acontece na Colônia Z-03 de Bom Jesus dos Passos. Ao final do curso, os pescadores aprovados receberão seus certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que assegura que o pescador está apto para conduzir embarcações pesqueiras.

“Os 35 pescadores que estão sendo capacitados poderão, ao final do curso, conduzir as embarcações de forma legal, com toda a documentação exigida pela Marinha, o que por si só já garante um bem estar a estes profissionais. Além disso, eles passam a trabalhar com muito mais segurança e com ganhos em sua produtividade”, explicou o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Várias técnicas de ensino são utilizadas durante o curso, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.


Fonte: Ascom/Bahia Pesca

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *