Pro Ar capacita profissionais que atuam nas emergências

Profissionais que atuam na emergências das unidades de saúde municipais passaram por capacitação na manhã desta terça-feira, 28, em Feira de Santana. O tema abordado foi o atendimento a pacientes com asma brônquica e também o trabalho desenvolvido pelo Programa de Asma e Renite (Pro Ar).

A abordagem multiprofissional foi realizada na sala de reuniões do Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Leda (CSE) com a palestra da enfermeira Alessandra Mota e a fisioterapeuta respiratória Camila Pinheiro.

Os cuidados com os pacientes no atendimento de emergência e os encaminhamentos necessários foram os principais assuntos da capacitação. “Estamos falando do programa, o seu funcionamento, para que seja clara a finalidade dele”, ressaltou a enfermeira.

Em Feira de Santana cerca de 5 mil pessoas estão cadastradas no Pro Ar, mas, apenas 3,5 mil fazem o tratamento assiduamente. Os medicamentos básicos são distribuídos gratuitamente pelo programa.

A capacitação de profissionais da rede de saúde do município vai continuar durante os próximos meses. Como há uma grande quantidade de Unidades de Saúde da Família (USF), o trabalho com esses funcionários será feito de forma periódica.

“Esse trabalho é importante para o paciente já chegar no programa com o diagnóstico correto. Principalmente nesses meses de frio, onde aumentam os casos de insuficiência respiratória”, pontuou Alessandra Mota.

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *