Programa leva pacientes de Feira a Salvador todos os dias

 

Por volta das 5h30, três microônibus chegam a Estação de Transbordo Central. Os veículos não estão ali para conduzir passageiros comuns, de um lugar para outro na cidade. Fazem parte de um programa da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Feira de Santana, que levam grupo de pessoas a Salvador todas agendadas para algum atendimento. Vão ser submetidos a exames ou algum outro procedimento médico na capital.

Essas pessoas estão acometidas de problemas cuja assistência é de alta e média complexidade e não possui especialidade na rede local do SUS. É este o objetivo do serviço denominado Tratamento Fora do Domicílio, prestado pelo Município à comunidade carente.

Enquanto isso, uma fiscal do serviço confere a relação dos pacientes que serão encaminhados à capital. Alguns deles vão com o acompanhante (a liberação é feita mediante relatório informando essa necessidade), que também consta o nome na agenda. Pontualmente às 6h, os veículos deixam a estação de transbordo e seguem para Salvador. Os pacientes são levados para os seus respectivos locais de atendimentos.

O transporte é feito de segunda-feira a sábado. Em cada um dos três microônibus são disponibilizadas 32 vagas. Tanto os pacientes quanto os acompanhantes recebem uma ajuda de R$ 8,40, conforme está estabelecido na portaria 55/99 do Ministério da Saúde. Os veículos retornam para Feira de Santana geralmente por volta das 17h. O ponto de referência, novamente, é a Estação de Transbordo Central para que possam se deslocar com segurança para suas residências.

Como fazer a solicitação do serviço na Secretaria de Saúde

O programa funciona na Secretaria de Saúde e a solicitação desse atendimento é feita em dias úteis, das 7h às 13h e das 14h às 18h. O serviço deve ser solicitado previamente para que possamos efetuar o agendamento, conforme a demanda e o grau de necessidade de cada um. A viagem só é autorizada mediante a confirmação do atendimento no município referência.

De acordo com a coordenadora do programa, Pollyana Piana (foto), para ter acesso ao serviço a própria pessoa necessitada ou responsável deve apresentar o relatório médico que informa a patologia, bem como a data e o horário do atendimento. Também é necessário apresentar os documentos pessoais, o cartão do SUS e o comprovante de residência.

“O nosso dever é assegurar a todos o acesso à saúde, mesmo quando não dispomos do serviço na rede conveniada no nosso município. Neste caso, fazemos o encaminhamento do paciente para a cidade pactuada”, diz a secretaria municipal de Saúde, Denise Mascarenhas.

Número

Somente de janeiro a outubro deste ano, 1.712 pacientes foram conduzidos a atendimentos longe de Feira de Santana.

Mãe diz que, sem o serviço, filho estaria em cadeira de rodas

A dona de casa Alaíde Oliveira é uma das beneficiárias do serviço. Há 17 anos leva o filho especial para atendimento em hospitais de Salvador. Heraldo, segundo ela, estaria em uma cadeira de rodas caso não passasse pelo tratamento. “E isso só tem sido possível graças a esse transporte gratuito que a Prefeitura proporciona. Não teria dinheiro para pagar as passagens”, salienta. Ela chegou a fazer duas viagens semanais a Salvador durante alguns anos e hoje faz a cada três meses.

Aposentado vai a Salvador toda semana há sete anos

Para Gilson Silva, aposentado, o transporte gratuito gera economia e conforto. Ele vai a Salvador sempre em companhia de um familiar devidamente cadastrado na Secretaria Municipal de Saúde. “Já são sete anos nessa luta. Toda semana preciso ir ao médico na capital e dinheiro tá difícil de conseguir pra isso. Graças a Deus que existe este serviço”, destaca.

PERSONAGEM

Valmir Lima é um dos motoristas que faz o trajeto todos os dias conduzindo passageiros a Salvador. A relação já é de amizade entre ele e a maioria dos pacientes e familiares. Mesmo após tanto tempo de serviço, o experiente motorista ainda se emociona. “Quando vejo crianças sofrendo com algumas doenças e precisando fazer esse deslocamento desgastante confesso que me emociono”, relata.

 

 

 

 

Fonte: PMFS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *