Programas de Residência Médica realizados no HEC.

 

 

O Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI), além de oferecer atendimento ao público infantil do estado da Bahia em diversas áreas, também dispõe de Programas de Residência Médica autorizados pelo Ministério da Educação.

 

São 12 vagas por ano de Residência Médica em Pediatria, 2 vagas/ano de Residência Médica em Cirurgia Pediátrica, 2 vagas/ano de Residência Médica em Neonatologia, além de 2 vagas/ano de Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica. Atualmente há na unidade hospitalar 3 médicos residentes da Cirurgia Pediátrica  e 16 médicos residentes de Pediatria.

 

Segundo a coordenadora do programa, Dra. Tatiana Vieira, “o objetivo do HEC é oferecer o Programa de Residência Médica para garantir à unidade hospitalar a sua missão de centro formador de recursos humanos de excelência para o atendimento à população do Estado”.

 

Ainda conforme a coordenadora, “este treinamento em serviço já formou duas turmas de Médicos Pediatras. Alguns desses novos especialistas ajudam, hoje, na formação de novos colegas como, por exemplo, o Dr. Gerval Sena – que atua na Enfermaria-Emergência”.

 

Para Dr. Gerval Sena, a residência de pediatria do HEC constitui, hoje, um grande potencial para formação de profissionais na área – por vários motivos. “O hospital conta com grande qualidade estrutural, profissionais que vem mostrando empenho e qualidade no atendimento, eficiência e resolutividade no seguimento dos pacientes, dentre outros fatores”, declara.

 

O médico acrescenta: “Avanços na qualidade assistencial são evidentes, e melhorias no âmbito academicista também são observadas. Fico feliz também por trazer esse avanço pra cidade de Feira de Santana, o que alimenta a descentralização da tão buscada “boa qualidade assistencial”, por muito tempo restrita à capital”.
O que é a residência médica – Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, que ocorre em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica.

 

No HEC, os campos de estágios oferecidos englobam a unidade de emergência, a internação de pediatria geral, o ambulatório pediátrico geral, a unidade de cuidados intensivos pediátrico e neonatal, dentre outros. Estágios também são realizados em unidades parceiras, como o Centro Obstétrico do Hospital Geral Clériston Andrade. Quanto à formação cirúrgica, o médico cirurgião é formado nas vertentes de cirurgia pediátrica neonatal, geral, trauma e, também, obtém a formação básica em cirurgia pediátrica urológica, oncológica e vídeo-assistida.

 

Fonte: Hospital da Criança, Feira de Santana

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *