Salário Mínimo de 2022

O salário mínimo de 2022 não terá aumento acima da inflação. Será de R$ 1.147,00 como já foi anunciado pelo  Ministério da Economia, constando o reajuste no Projeto da Lei  de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2022 que foi enviado ao Congresso Nacional. Observa assim, a projeção de 4,3% para o Índice Nacional de Preços para o Consumidor (INPC). 

Vale lembrar que até 2019 o reajuste do salário mínimo era baseado na fórmula quem previa o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos antes mais a inflação do ano anterior.  A partir de 2020 o reajuste segue apenas reposição do INPC, em obediência à Constituição pela qual deve ser mantido o poder de compra do salário mínimo.

Conforme explicação exarada do Ministério da Economia, cada aumento de um real no salário mínimo representa um impacto de R$315 milhões no orçamento, já que estão atrelados ao valor do reajuste os benefícios previdenciários, abono salarial, o salário desemprego, o Beneficio  da Prestação Continuada (BPC) e outros gastos atrelados  à variação  do mínimo. Todavia o valor do salário mínimo para o próximo ano ainda pode ser alterado dependendo do valor efetivo do INPC deste ano.

*Zadir Marques Porto

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *