Técnicos do Comitê Rio 2016 e Ministério do Esporte discutem Olimpíadas na Bahia

Técnicos do Comitê Rio 2016 e do Ministério do Esporte estiveram na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), nesta quinta-feira (10), para debater pontos fundamentais à realização dos jogos de futebol olímpico nas modalidades masculina e feminina em Salvador. Serão sete do masculino e três do feminino.
A convite do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) das Olimpíadas da Bahia, presidido pelo secretário estadual de Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, participaram da reunião o coordenador-geral do Grupo Temático das Olimpíadas, Maurício Nunes Santos, o assessor técnico de Grandes Eventos Esportivos, Ubirajara Araújo Filho (ambos do Ministério do Esporte, e o gerente de Cidade Salvador – Rio 2016, Roberto Maron, entre outras autoridades locais.
Além dos 10 jogos de futebol masculino e feminino, os debates giraram em torno da passagem da Tocha Olímpica por 27 cidades no estado. Pela programação já divulgada, a chama estará acesa na Bahia entre os dias 19 e 27 de maio, começando pela cidade de Teixeira de Freitas e terminando em Paulo Afonso. Os organizadores do evento preocupam-se deliberadamente com dois itens: segurança e mobilidade urbana (transporte). “A segurança será mais sensível do que foi no período da Copa do Mundo em 2014”, assegura Maurício Nunes Santos.
A expectativa dos técnicos do governo federal é que tudo comece a se definir – nas ações de segurança – a partir do dia 14 de abril, quando a Fifa realizará o sorteio dos grupos com as seleções classificadas. “Esse ambiente será avaliado a partir do sorteio dos grupos e na definição das partidas. Ficaremos sabendo onde algumas seleções vão atuar e os planos que deveremos traçar”, completa.
Segurança 
O coronel Márcio Oliveira, representante da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), relatou o que vem sendo articulado pela instituição e anunciou que o Plano Tático Integrado foi entregue a todos os que compõem a área para as devidas contribuições com o cronograma de trabalho até a completa desmobilização em setembro. O fechamento do plano está previsto para o fim do mês.
Quanto à passagem da Tocha Olímpica pelo estado, foi anunciado haverá um workshop  em Salvador, na próxima terça (15) e quarta-feira (16), reunindo os 27 prefeitos das cidades contempladas.
Transporte 
Quanto à mobilidade urbana, o Governo do Estado planejava utilizar a mesma estratégia da Copa do Mundo 2014, quando os torcedores deixavam os carros em um estacionamento e de lá seguiam pelo metrô para o estádio, desembarcando na estação Campo da Pólvora.
Fonte: Ascom/Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *