Um em cada cinco foliões é novato em bloquinhos em SP

Um em cada cinco foliões do Carnaval de rua deste ano em São Paulo é novato em bloquinhos. A constatação vem de uma pesquisa da empresa de tecnologia Alexandria Big Data feita na semana passada com quem planejava participar da festa. Também foi traçado o perfil dos que frequentam os bloquinhos paulistanos: a maioria é mulher e da classe B; 45% tem entre 25 e 34 anos.

“Os dados mostram uma consolidação do Carnaval de São Paulo”, diz o presidente da companhia, Federico Sader. A tabulação indica que uma porcentagem de pessoas semelhante à registrada este ano – entre 15% e 17% – começou a frequentar bloquinhos em 2017, 2016 e 2015. Segundo ele, não é possível falar em crescimento porque não se sabe o número de foliões que deixam de participar da festa ano a ano.

Mais de Carnaval no MSN:

Veja a cobertura completa

Agora: siga em tempo real a folia

Os vídeos do Carnaval

A pesquisa foi feita por meio de um aplicativo de celular, mantido pela empresa, em que há 680.000 cadastrados. Essas pessoas recebem um incentivo em dinheiro para fazer parte do grupo e serem requisitadas para tarefas. “Pode ser tanto responder uma pesquisa como essa ou ir a um restaurante comer o menu do dia”, explica. “A vantagem é que temos informação prévia desses indivíduos, sabemos com quem estamos falando.” Foram feitas 400 entrevistas sobre o carnaval de rua.

Os resultados mostraram também que, entre os novatos, 46% disseram que queriam participar de bloquinhos pela companhia dos amigos e 10% porque não tinham dinheiro para viajar. Era possível dar mais de uma resposta. Grande parte (42%) também afirmou que decidiu começar a frequentar a festa porque “sempre teve vontade de saber como era”.

A enfermeira Joyce Rodrigues, de 26 anos, veio de Irecê, na Bahia. Ela já perdeu a conta de quantas vezes pulou o carnaval em Salvador. Por isso, neste ano, decidiu ouvir o chamado de amigas paulistanas e arriscar uma festa diferente. “É difícil deixar a Bahia durante o carnaval, tem gente que não acredita, mas estou adorando o clima, a energia das pessoas e os bloquinhos.” Joyce aproveitou a festa ontem no Bloco Madalena, na Vila Madalena.

As irmãs Jessica e Amanda Pereira, de 27 e 28 anos, vieram pela primeira vez de Jundiaí só para ver o bloco Chá Rouge, ontem, na 23 de Maio. Segundo a pesquisa, esse era o bloco preferido dos novatos. As irmãs choravam muito. “Não nos importamos muito com o carnaval.”

Fonte: MNS

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *