Unidade de saúde do CSU promove manhã de lazer e lança Outubro Rosa

Música, informação, interação e integração. A manhã desta quinta-feira, 6, foi movimentada Unidade de Saúde da Família do CSU (Centro Social Urbano), na Cidade Nova, com o lançamento do “Outubro Rosa”. As mulheres foram orientadas de como fazer o autoexame, que detecta o câncer de mama ainda na sua fase inicial, quando as probabilidades de cura são maiores.
Também foram estimuladas a fazer os exames que detectam problemas no útero que podem evoluir para o câncer, como o papanicolau, que são feitos nas unidades de saúde. Elas foram orientadas a fazer mamografia, que neste mês a demanda é livre – deve apenas apresentar documentos pessoais e a requisição emitida pela unidade de saúde.
Em relação as mulheres que tenham caso da doença na família indica-se ultrassonografia mamária. Os exames, pelo SUS, podem ser feitos no HDPA (Hospital Dom Pedro de Alcântara) e no CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem). Estudantes do curso de enfermagem da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) orientaram as mulheres em vários procedimentos, tendo como base a disciplina “Saúde da mulher, criança e adolescente”.
Para a professora da UEFS, Zenetty Souza, as mulheres devem saber o que são estas doenças, os fatores de risco, bem como preveni-las e a importância dos exames. “Elas devem procurar o serviço de saúde, além da adoção de uma alimentação saudável”, explica a professora. “As mulheres devem relaxar mais, como meio de prevenção das doenças”.
Foi uma manhã de informação para as mulheres, define o encontro a enfermeira Juliane Maia. “Um dia dedicado a elas”. Afirmou que a campanha é um alerta contra as doenças. “As mulheres devem saber quais os fatores de risco e adotar medidas preventivas”, disse a enfermeira Alda Mascarenhas.
Dona Maria do Carmo Santos disse que regularmente vai às unidades de saúde e adota um velho e eficiente ditado: “prevenir é melhor do que remediar”.
Fonte: Prefeitura Municipal de Feira de Santana
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *