Sustentabilidade é tema de novo curso gratuito da plataforma Sesc Digital.

 Consumo, Resíduos e Sustentabilidade é composto por seis videoaulas, apostila e mini documentários que ilustram os conceitos aplicados em situações reais.

Thainá Duarte apresenta o curso Consumo, Resíduos e Sustentabilidade | Crédito: Matheus José Maria

No dia 27 de junho, o curso Consumo, Resíduos e Sustentabilidade passa a integrar o catálogo de atividades da plataforma EAD Sesc Digital. Gratuito, com indicações de conteúdos complementares às aulas e elaborado pelas educadoras da Fubá Educação Ambiental, o curso tem como objetivos principais promover ações de gestão responsável dos resíduos sólidos em diferentes contextos e espaços, que podem ser públicos ou privados, individuais ou coletivos, e ajudar as pessoas que querem ter atitudes mais sustentáveis no seu cotidiano.

A partir do tripé da sustentabilidade — ambiental, social e econômica — e com apresentação da atriz Thainá Duarte, as aulas abordam conteúdos técnicos de maneira simples e prática, com exemplos inspiradores de projetos e grupos que realizam uma gestão adequada de resíduos.

O curso é destinado a educadoras e educadores, lideranças, gestores e gestoras em empresas ou outras instituições, líderes comunitários ou qualquer pessoa que queira promover a melhoria da gestão de resíduos em seu contexto de atuação. Além das videoaulas, são disponibilizados mini documentários que mostram os conceitos aplicados em situações reais e projetos pautados pela educação para a sustentabilidade. Também é oferecida uma apostila com guia de atividades práticas destinada a pessoas interessadas em replicar o curso com um grupo organizado e mobilizar as pessoas com relação a este tema. 
 

A partir da provocação “O que é necessário para sermos mais sustentáveis?”, Essa tal de sustentabilidade abre a sequência de aulas com a apresentação de conceitos de sustentabilidade e mostra que este é um modo possível e necessário de organização da sociedade. Afinal, o lixo é um problema? analisa a cadeia de produção de materiais de uso cotidiano, os impactos socioambientais encontrados durante o processo de geração de resíduos e os benefícios de seu descarte e destinação responsável.
 

Repensar o consumo para reduzir os resíduos é o tema da terceira aula, que tem como objetivo entender a importância da redução do consumo para diminuir a quantidade de lixo destinada aos aterros sanitários, e questionar sobre como é possível adotar novos hábitos de compra em diferentes contextos. Reutilizar materiais faz parte da solução é o tema da quarta aula que propõe conhecer e analisar criticamente a etapa da reutilização, provocando uma reflexão sobre o consumo e prolongamento da vida útil dos objetos.
 

Ao trazer questões do dia a dia das pessoas, O que acontece com o material reciclável que eu separo? instiga o participante a entender e buscar qual é a melhor forma de lidar com os resíduos passíveis de reciclagem, que podem representar 70% dos resíduos sólidos domiciliares, se somados os recicláveis secos e os compostáveis.
 

Como podemos nos mobilizar? encerra o curso com um chamamento à ação, incentivando o participante a acreditar no seu potencial para a transformação do cenário em curso e para inspirar as pessoas ao seu redor. Para isso, serão expostos exemplos de pessoas e grupos que já estão mobilizados nesta causa, além de apresentar maneiras de colocar em prática o que foi aprendido.
 

Todo o material poderá ser acessado gratuitamente na plataforma EAD Sesc Digital.

SOBRE SESC DIGITAL

Lançada em 2020, a plataforma de conteúdo Sesc Digital visa transpor as ações do Sesc São Paulo ao ambiente e à linguagem digitais, expandindo o alcance das suas práticas de ação e difusão cultural de forma substancial e diferenciada, fortalecendo seu compromisso com um processo educativo participativo, continuado e inclusivo. O Sesc São Paulo trata com muita seriedade a privacidade de seus usuários e tem o compromisso de mantê-los informados em relação ao uso que é feito com os dados que são fornecidos.

SOBRE FUBÁ EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Startup socioambiental fundada em 2015 por quatro mulheres com doutorado na área da educação ambiental: Andréia Nasser Figueiredo, Ariane Di Tullio, Flávia Torreão Thiemann e Mayla Valenti. Especializada em criar experiências educativas inclusivas e transformadoras para contextos e públicos diversos, a equipe desenvolve oficinas, cursos, consultoria, materiais educativos físicos e digitais, inclusive visitas virtuais e aplicativos.

SOBRE THAINÁ DUARTE

Estreou no cinema no longa “Mundo Cão” (2016), de Marcos Jorge, na TV interpretou Anita em “Se eu fechar os olhos agora” (2019, Globoplay) e teve destaque nas duas temporadas de “Aruanas” (Globoplay). Thainá é conhecida por aplicar em cena suas vivências nos cursos, estando sempre aberta ao diálogo construtivo. Seu último trabalho, ainda sem data de estreia, é Cangaço Novo (Amazon). A atriz é criadora e idealizadora do “Estou aqui para contar”, projeto contra violência doméstica, com o apoio de parceiros reconhecidos no assunto como ONG Mulheres, Instituto Maria da Penha, Anistia Internacional e Plan International, organização da qual é embaixadora. Em 2019 esteve no Primeiro Fórum de Cidades Amazônicas em Manaus, quando participou de conversas sobre desenvolvimento sustentável e a importância dos artistas na mudança socioambiental. Em maio/22 esteve com a Plan International visitando projetos no Maranhão.

*Fonte: Agência Lema

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *