VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA CONTRA A MULHER É CRIME.

Campanha Sinal Vermelho contra a violência doméstica (Foto: Divulgação/TJ-AL)

O crime de violência psicológica contra a mulher já faz parte do Código Penal no Brasil, e o autor será punido com prisão de até dois anos e multa. No dia 2 deste mês a Câmara de Deputados aprovou, em votação simbólica, projeto de autoria das deputadas: Margarete Coelho (PP-PI), Soraya Santos (PL-RJ), Greyce Elias (AVANTE-MG) e Carla Dickson (PROS-RN) que agora será apreciado pelo Senado.

A matéria inclui a violência psicológica contra a mulher na seção de crimes contra a liberdade pessoal do Código Penal.  O crime é descrito como “causar dano emocional à mulher, que lhe prejudique e perturbe o desenvolvimento ou que vise degradar ou controlar a suas ações,  comportamentos,   crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação,   manipulação, chantagem, ridicularização,   limitação do direito de ir e vir, ou qualquer outro meio que lhe cause prejuízo à  saúde psicológica e  à autodeterminação”.

A pena a ser aplicada é de reclusão de seis meses a dois anos e multa, caso a conduta não constitua crime mais grave. No Código Penal o projeto acrescenta dispositivo no crime de violência doméstica, dentro do capítulo sobre lesões corporais para indicar que se a lesão for praticada contra a mulher por razões da condição de sexo feminino, o agressor estará sujeito a pena de reclusão de um a quatro anos. O projeto muda a Lei Maria da Penha para incluir a violência psicológica como hipótese para que o agressor possa ser afastado do lar, domicilio ou local de convivência com a vítima.

*Por Zadir Marques Porto.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *